Criação de currículos, redação de e-mails e cartas de apresentação são as tarefas profissionais mais pesquisadas para uso de inteligência artificial; saiba mais
Criações de currículos, e-mails e cartas de apresentação são as solicitações profissionais mais feitas às ferramentas de inteligência artificial (IA), segundo um levantamento do portal TollFree Forwarding, com base em tendências de buscas no Google. Somente a busca por ajuda na elaboração de CVs registra mais de 40 mil pesquisas mensais. Atividades como suporte ao cliente, geração de documentos e gerenciamento de redes sociais também estão entre os usos mais populares.
O estudo ainda revela que 90% dos usuários afirmam economizar tempo com a IA e 85% dizem que conseguem se concentrar melhor em tarefas mais importantes. Apesar do crescente interesse, somente 23% dos trabalhadores americanos se sentem treinados para utilizar a tecnologia no trabalho, de acordo com um estudo recente da plataforma de Slingshot. A seguir, saiba mais sobre como a IA vem sendo utilizada por profissionais em seu dia a dia.
Uso de IA para elaborar currículos lidera buscas profissionais no Google, segundo levantamento do portal TollFree Forwarding — Foto: Reprodução/Tonodiaz/Freepik
Interesse por IA no trabalho se reflete nas buscas do Google
Pesquisa analisou buscas mensais no Google sobre o uso de IA em tarefas profissionais — Foto: Reprodução/Canva
A pesquisa do TollFreeForwarding.com analisou tendências de busca no Google para entender como profissionais estão utilizando a inteligência artificial no ambiente de trabalho. O levantamento considerou termos com alto volume de pesquisa relacionados a tarefas de escritório. A elaboração de currículos lidera o ranking, com mais de 40 mil buscas mensais, seguida pela geração de e-mails e pela criação de cartas de apresentação.
Segundo o estudo, essas buscas vão além da curiosidade e revelam a utilização prática da tecnologia no dia a dia, em especial em funções administrativas e de comunicação. Outros usos recorrentes incluem suporte ao cliente, gerenciamento de redes sociais e criação de documentos, o que sugere que a IA está cada vez mais integrada às rotinas profissionais. A preferência por essas atividades sugere ainda que muitos trabalhadores utilizam a tecnologia para poupar tempo, automatizar processos repetitivos e montar rascunhos iniciais de textos e mensagens para otimizar tarefas simples com rapidez.
Benefícios percebidos pelos usuários
Cerca de 90% dos entrevistados acham que uso da IA ajuda a economizar tempo no trabalho — Foto: Reprodução/LinkedIn
O estudo revelou ainda que a maioria dos usuários percebe benefícios significativos ao utilizar ferramentas de IA no trabalho. Cerca de 90% afirmam que a tecnologia ajuda a economizar tempo, enquanto 85% dizem que ela permite focar em tarefas mais importantes. Esses dados evidenciam que a inteligência artificial não se aplicou apenas na automação de tarefas, mas também na gestão do tempo e no aumento da produtividade. Além disso, muitos profissionais tem utilizado essas ferramentas para revisar e aprimorar textos e documentos para melhorar a qualidade das entregas.
Adoção da IA nas empresas ainda enfrenta desafios
Apesar dos resultados apontados pelo portal TollFreeForwarding.com, profissionais ainda encontram obstáculos na hora de usar a inteligência artificial no trabalho. Segundo o relatório 2024 Digital Work Trends Report, da plataforma de trabalho Slingshot, apenas 23% dos funcionários se sentem completamente treinados para utilizar a IA. Há também uma diferença significativa considerando o gênero dos profissionais: dois terços (66%) dos homens sentem-se aptos a usar essas ferramentas, mas apenas 44% das mulheres afirmam o mesmo.
O estudo ouviu 253 trabalhadores e gestores em tempo integral nos Estados Unidos, distribuídos em quatro faixas etárias, com dados coletados ao longo do segundo trimestre de 2024. A pesquisa também revelou uma desconexão entre as expectativas dos gestores e o uso real das ferramentas. As empresas adotam a IA para apoiar tarefas como pesquisa inicial (62%), organização do fluxo de trabalho (58%) e análise de dados (55%). No entanto, 63% dos funcionários afirmam utilizar a tecnologia principalmente para revisar o próprio trabalho.
Veja também: Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta
Você confia em IA? Alunos revelam se já 'colaram' com a ferramenta

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
17


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/W/l/LeucrrQWCbxMvTEQBM0A/design-sem-nome-2026-01-19t090130.140.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/a/z/4Gz0I5QqifBJJBAcmNmw/19.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro