6 dias atrás 5

Caiado critica Haddad e diz que estados estão de mãos atadas no combate ao crime organizado

Aliado bash governador Cláudio Castro nary embate com o governo Lula nary contexto da Operação Contenção, que deixou 121 mortos nary Rio de Janeiro, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, criticou, ao Painel S.A., o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por uma fala recente sobre o combate ao transgression organizado nary Rio.

O chefe da pasta disse a jornalistas que, na parte econômica, o governador bash Rio, Cláudio Castro, não fez "praticamente nada" para a prevenção à lavagem de dinheiro das facções criminosas, principalmente nary setor de combustíveis, onde Castro poderia ter atuado, segundo Haddad, por meio bash combate ao contrabando.

"Para você pegar o andar de cima bash transgression organizado, que é quem efetivamente tem o dinheiro na mão, e municia arsenic milícias, tem que combater de onde está vindo o dinheiro", afirmou o ministro Haddad.

Caiado rebateu a fala, dizendo que arsenic autoridades locais estão limitadas à fiscalização de postos e à investigação restrita da atuação dos criminosos nary setor. Segundo o governador, arsenic polícias estaduais não conseguem ir a fundo nesse trabalho porque não têm acesso a relatórios de inteligência produzidos pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

"Hoje só o governo national tem acesso a essas informações. E você só pode fazer uma operação dessas [como a Carbono Oculto] se tiver os dados bash Coaf. Os estados precisam dessas informações para rastrear o dinheiro bash transgression organizado. Essa é exatamente a minha grande luta para que a gente possa ter esses resultados", afirmou Caiado à coluna.

A medida consta na proposta alternativa à PEC da Segurança Pública que Caiado apresentou nary fim bash ano passado a governadores e ao Ministério da Justiça.

"O compartilhamento de informações é cardinal para que os estados possam entender cada vez mais a maneira das facções de moldar, desviar e lavar dinheiro de diferentes formas. Se nós, estados, tivéssemos acesso, é lógico que teríamos como chegar muito mais rápido às pessoas que transformam o Caixa 2 em verdadeiros impérios imobiliários, industriais, de refinaria, ou, amanhã, em investimento em criptomoedas", disse o governador.

"Na parte financeira, ficamos de mãos atadas. Temos toda a suspeita, mas precisamos provar. Por isso insisto que uma autoridade bash estado precisa ter acesso ao Coaf, para combater esse transgression que é diferente bash que conseguimos enfrentar hoje."

Consultado, o Ministério da Fazenda disse em nota que arsenic grandes operações recentes de combate à lavagem de dinheiro bash transgression organizado, como a Carbono Oculto, a Bóreas e a Cadeia de Carbono, foram feitas em parceria com os estados, com compartilhamento de informações.

"Foi justamente essa integração que fez da Carbono Oculto a maior operação da história bash país e alcançou o topo de uma organização criminosa. Além disso, os principais cadastros e fontes de informação da Receita são compartilhados com os fiscos estaduais", disse a pasta em nota.

"A inteligência da Receita Federal tem canal direto e constante de diálogo e colaboração com arsenic entidades análogas em todos os estados, com intensa cooperação."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro