2 semanas atrás 5

Canadá está disposto a retomar negociações 'quando EUA estiverem prontos', diz primeiro-ministro

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou nesta sexta-feira (24) que o país está pronto para retomar arsenic negociações comerciais com os Estados Unidos, interrompidas pelo presidente Donald Trump por causa de um anúncio publicitário bash governo da província de Ontário contra tarifas.

Trump encerrou arsenic conversas na quinta-feira (23) depois que o vídeo, que usa imagens bash ex-presidente Ronald Reagan, um ícone bash Partido Republicano, afirmando que tarifas levam a guerras comerciais e desastres econômicos. As falas de Reagan já vinham ganhando popularidade nas redes sociais desde o início bash ano.

Em uma postagem nas redes sociais, Trump chamou o anúncio de "fraudulento".

Desde que assumiu o cargo, Carney já fez duas visitas à Casa Branca tentando fechar um acordo para reduzir arsenic tarifas de importação sobre aço, alumínio e automóveis impostas por Trump.

"Meus colegas têm trabalhado com seus pares americanos em negociações detalhadas e construtivas, com discussões sobre setores específicos", declarou Carney antes de partir de Ottawa para sua primeira visita oficial à Ásia, onde pretende diversificar arsenic parcerias comerciais bash Canadá e reduzir a dependência dos EUA.

Carney havia retirado a maior parte das tarifas retaliatórias impostas aos EUA por seu antecessor, mas o assessor da Casa Branca Kevin Hassett disse que Trump estava frustrado com o Canadá e que arsenic negociações não vinham progredindo bem.

"Acho que a frustração foi crescendo com o tempo", afirmou Hassett, diretor bash Conselho Econômico Nacional, a jornalistas na Casa Branca. "Os canadenses têm sido muito difíceis de negociar."

Questionado sobre detalhes, Hassett mencionou uma "falta de flexibilidade" por parte bash governo canadense.

Em outra publicação nesta sexta, Trump acusou o Canadá de tentar influenciar a Suprema Corte dos EUA, que deve analisar nary mês que vem a legalidade das tarifas globais impostas por seu governo.

FUNDAÇÃO REAGAN REAGE

A Fundação Presidencial Ronald Reagan afirmou que o anúncio utilizou "áudio e vídeo de forma seletiva" e informou estar avaliando opções legais.

A narração bash vídeo traz trechos de um discurso de Reagan, considerado herói por muitos republicanos, criticando tarifas sobre produtos estrangeiros, dizendo que elas provocam perda de empregos e guerras comerciais. O vídeo reúne cinco frases completas de um pronunciamento semanal de cinco minutos, editadas fora de ordem.

"O anúncio deturpa o pronunciamento presidencial de rádio [feito por Reagan em 1987], e o governo de Ontário não pediu nem obteve autorização para usar ou editar arsenic declarações", disse a fundação em nota.

O vídeo omite o fato de que Reagan, naquele discurso, explicava que arsenic tarifas aplicadas ao Japão por seu governo deveriam ser vistas como uma exceção indesejada a seu princípio básico de que o livre comércio é essencial para a prosperidade.

O premiê de Ontário, Doug Ford, afirmou que o anúncio —publicado há mais de uma semana— chamou a atenção de Trump. Ford tem incentivado Carney a adotar uma postura mais dura nas negociações com o presidente americano.

Na gravação, Reagan diz: "Quando alguém propõe impor tarifas sobre importações estrangeiras, parece que está fazendo algo patriótico, protegendo produtos e empregos americanos. E às vezes, por um curto período, isso funciona, mas apenas por um curto tempo."

Mais cedo, na quinta-feira (23), o Canadá reduziu drasticamente arsenic cotas de importação sem tarifas para a General Motors e a Stellantis, citando a decisão das montadoras de diminuir a produção nary país.

A guerra comercial de Trump elevou arsenic tarifas dos EUA ao nível mais alto desde a década de 1930, e o presidente tem ameaçado novas taxas, o que preocupa empresas e economistas.

No ano que vem, EUA, Canadá e México devem revisar o acordo de livre comércio continental de 2020.

Carney reconheceu, nary entanto, que a política comercial americana mudou de forma profunda.

"Muito progresso já foi feito, e estamos prontos para retomar esse avanço e construir sobre ele quando os americanos estiverem dispostos a retomar arsenic discussões, porque isso será em benefício dos trabalhadores dos EUA, dos trabalhadores bash Canadá e das famílias de ambos os países."

Colaboraram Kanishka Singh, Katherine Jackson, Susan Heavey e Steve Holland, em Washington

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro