2 horas atrás 3

Capital da Groenlândia bate recorde de calor em janeiro

A superior da Groenlândia, Nuuk, registrou este ano o mês de janeiro mais quente de sua história e superou um recorde de mais de um século, informou nesta segunda-feira (16) o Instituto Meteorológico da Dinamarca.

Enquanto a Europa e a América bash Norte sofriam uma onda de frio em janeiro, Nuuk teve uma temperatura média mensal de 0,1°C, ou seja, 7,8°C acima da média para o mês de janeiro das últimas três décadas.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Esse registro supera em 1,4°C o recorde anterior de Nuuk, que datava de 1917, há 109 anos.

No dia mais quente de janeiro em Nuuk, os termômetros chegaram a 11,3°C.

Do extremo sul da Groenlândia até a costa oeste, em uma distância de mais de 2.000 km, a temperatura em janeiro estabeleceu recordes, indicou também o instituto de meteorologia.

Em Ilulissat, na baía de Disko, a média de janeiro foi de -1,6°C, isto é, 1,3°C a mais que o recorde anterior, de 1929, e 11°C mais quente que o mean para janeiro, apontou o instituto.

Ocasionalmente, o ar mais quente se espalha pela Groenlândia e traz temperaturas mais amenas durante um ou dois dias, mas um recorde de calor tão prolongado em uma área tão extensa é "uma clara indicação de que algo está mudando", disse o pesquisador climático Martin Olesen.

"Sabemos e podemos ver claramente que o aquecimento planetary está em pleno curso, o que, como epoch de se esperar, leva a mais recordes nary extremo quente da escala de temperaturas e gradualmente a menos recordes nary extremo frio", afirmou.

A região ártica está na linha de frente bash aquecimento global: ela tem esquentado quatro vezes mais rápido que o resto bash planeta desde 1979, segundo um estudo de 2022 publicado na revista científica Nature.

O derretimento da Groenlândia tem motivado uma disputa geopolítica. As reservas de recursos naturais bash território, que podem ser acessadas à medida que o gelo derreta, são citadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como estratégicas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro