O Sinpaig descobriu as primeiras irregularidades há dois anos, ao montar uma força tarefa ajudar servidores a reduzir os níveis de superendividamento, analisando e renegociando contratos. Com ajuda de uma consultoria financeira, o sindicato encontrou irregularidades em 100% dos contratos firmados pelos associados com a Capital Consig. O maior problema, identificado em 80% dos casos, era divergência entre o valor descrito nas Cédulas de Crédito Bancário e o valor creditado. As CCBs são um documento com todos os valores relativos a taxas e parcelas do contrato e que as instituições usam para captar recursos no mercado financeiro.
O MP tentou negociar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Capital Consig, mas as tratativas foram "infrutíferas". Em junho passado, o governo do estado suspendeu temporariamente a realização de novas operações, bem como o desconto na folha dos servidores. O grupo Capital Consig possui cerca de 20 mil contratos com 13 mil servidores em Mato Grosso.
Autorizada pelo Banco Central
A Capital Consig foi fundada em 2014 e tem como sócios Sven Stefan Padre Kuhn, Roberto Arduini Gomes Teixeira e Carpar Heinrich Menke. A empresa recebeu autorização do Banco Central para atuar como Sociedade de Crédito Direto em 2020. Desde então, passou a levantar recursos junto a bancos e securitizadoras na forma de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios. Levantou R$ 120 milhões com a Vert Securitizadora em 2021. No ano passado, levantou um outro FIDC lastreado nos contratos com servidores do Exército.
Carbono oculto
No ano passado, a Capital Consig transferiu uma carteira de R$ 300 milhões de consignado para a PixCard, uma fintech do Grupo BSO, de Cleiton Santos Santana, em uma negociação triangular envolvendo ainda o Banco Voiter, que pertencia ao Master, de Daniel Vorcaro, mas recentemente teve a cisão autorizada pelo Banco Central, sendo renomeado de Banco Pleno. A BSO tem sede na Avenida Faria Lima e é alvo da ação Carbono Oculto da Polícia Federal, que investiga laços do PCC com instituições financeiras. A informação da "negociação triangular" e compra da carteira da Capital Consig consta de uma matéria patrocinada pelo próprio Santana e veiculada como conteúdo de marca no site do jornal Valor Econômico em julho do ano passado.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
7






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro