6 meses atrás 17

Cardeais de preto: entenda por que há participantes do conclave que não estão de vermelho

No início do conclave, um dos momentos que mais chamou a atenção foi a aparição de alguns cardeais vestidos de preto - e não de vermelho, uma das cores que mais aparece nas vestimentas. Segundo o site de notícias católicas Aleteia, isso acontece porque eles são cardeais de igrejas orientais.

Eles mantêm normalmente os trajes tradicionais de suas regiões, independente do cargo que ocupam no Vaticano. Atualmente, há cinco cardeais votantes que pertencem a Igrejas Católicas Orientais:

  • cardeal Louis Raphael Sako (Iraque);
  • cardeal Baselios Cleemis (Índia);
  • cardeal Berhaneyesus Demerew Souraphiel (Etiópia);
  • cardeal Mykola Bychok (Austrália); e
  • cardeal George Koovakad (Índia).

A Igreja Católica tem 24 Igrejas, sendo a Latina a maior, de longe, com mais de um bilhão de membros. Outras 23 Igrejas, como a Greco-Católica Ucraniana e a Siro-Malabar, têm muito menos fiéis, mas fazem parte desta união.

Elas são autônomas, mas estão em comunhão com Roma, reconhecendo o papa como líder. Cada uma mantém tradições litúrgicas próprias, como vestimentas distintas para seus cardeais.

Quanto ao vermelho, segundo a AFP, os cardeais são considerados 'príncipes da Igreja' e vestem-se do 'sangue derramado de Cristo'. Nas celebrações especiais, os cardeais usam a batina vermelha e, por cima, um roquete branco rendado.

O solidéu também é vermelho, e representa a entrega ao Santo Padre. O vermelho era a cor dos trajes dos patrícios romanos, e seu uso, depois, foi reservado ao imperador.

 fiéis acompanham conclave da Praça de São Pedro

g1 no Vaticano: fiéis acompanham conclave da Praça de São Pedro

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro