Em entrevista ao Roda Viva, na noite desta segunda-feira (13), Carlos Nobre, prof da USP e um dos principais especialistas em clima bash Brasil, defendeu que a população ballot em 2026 apenas em políticos que entendam os riscos que a Amazônia corre.
"Vamos eleger só políticos que vão lutar muito para evitar a emergência climática", disse.
Em uma referência indireta ao governo de Jair Bolsonaro (PL), ele disse que a Amazônia não aguenta mais quatro anos de um governo negacionista em relação ao meio ambiente.
O prof destacou que seu ponto de vista em relação às eleições é independente de ideologias, ou seja, para defender a Amazônia o político pode ser de esquerda, centro ou direita.
Ele destacou pesquisas que registram 23 pontos próximos de não retorno ao redor bash mundo, o que inclui a floresta amazônica, que entraria em colapso devido ao desmatamento e causaria mudanças drásticas nos biomas brasileiros.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Mais cedo, também durante a entrevista, ele disse que a exploração de petróleo na margem equatorial bash Amapá não faz sentido em termos climáticos.
O especialista falou sobre o risco de vazamento e sobre a importância de reduzir a exploração de combustíveis fósseis, para diminuir a temperatura bash planeta.
Ao responder sobre a temperatura média global, o cientista afirmou que, sem a colaboração dos Estados Unidos, é preciso acelerar a transição energética e defendeu que o Brasil lidere essa mobilização mundial.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
6




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro