1 hora atrás 1

Casa submarina permite que humanos vivam por semanas no fundo do oceano

Com 12 metros de comprimento e 7,5 metros de largura, a Vanguard pode acomodar até três pessoas a profundidades de 100 metros. A cápsula conta com centro de mergulho, camas, cozinha, banheiro e espaço de trabalho. Ela também possui sistemas de ar, água e eletricidade, além de estrutura projetada para remoção de resíduos e comunicação em ambiente submerso.

Cápsula submarina Vanguard
Cápsula submarina Vanguard Imagem: Divulgação/DEEP

O lançamento está previsto para o fim de 2025. A Vanguard servirá como laboratório de testes para o Sentinel, um habitat submarino ainda maior e mais avançado, planejado para ser implantado em 2027.

Segundo Etherton, o objetivo é criar um espaço confortável e totalmente equipado para que cientistas e pesquisadores realizem estudos aprofundados sobre a vida marinha. Além disso, fazer monitoramento de ecossistemas e outras análises sem a limitação de tempo.

Tenho plena convicção de que a tecnologia que estamos desenvolvendo permitirá descobertas revolucionárias e transformará a forma como acessamos o oceano.

Como a cápsula submarina será usada?

Cápsula submarina permite longa estadia no fundo do oceano
Cápsula submarina permite longa estadia no fundo do oceano Imagem: Divulgação/DEEP
Continua após a publicidade

O protótipo da cápsula está em fase final de desenvolvimento. A primeira implantação ocorrerá em modo de testes, com treinamento de profissionais para avaliar o funcionamento do sistema.

Os planos da DEEP, porém, vão além da pesquisa científica. No futuro, a cápsula também poderá ser utilizada como atração turística, funcionando como um aquário imersivo que proporciona uma experiência única no fundo do mar.

O local da primeira instalação da Vanguard ainda não foi definido, mas há negociações com possíveis parceiros na Europa, no Oriente Médio e na América do Norte. Em todo caso, a proposta é implementar o projeto inicialmente na costa do País de Gales.

Etherton reforça que a missão é de longo prazo: "Esperamos alcançar avanços rápidos, mas nossos verdadeiros beneficiários só nascerão daqui a uma ou duas gerações."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro