3 semanas atrás 2

Castro lançará operação estadual para remover barricadas do tráfico no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), prepara o anúncio de uma operação estadual de retirada de barricadas colocadas pelo tráfico em favelas, hoje um dos grandes símbolo do domínio territorial do crime organizado no estado.

A medida deve ser lançada na próxima quinta-feira (13) em uma reunião de Castro com prefeitos das três áreas mais afetadas pelo problema: Baixada Fluminense, capital e região leste do estado (São Gonçalo, Itaboraí e cidades vizinhas).

A ação ocorre no embalo da operação policial que deixou 121 mortos nas favelas do Alemão e Penha, em 28 de outubro, e teve ampla aprovação popular.

Castro vem investindo no discurso da segurança pública desde a ação policial e voltou a cogitar ser candidato ao Senado no ano que vem.

A inspiração para o programa de combate às barricadas veio de uma medida adotada pela prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

O prefeito Márcio Canella (União Brasil) conversou na semana passada com Castro sobre o tema. O nome "Operação Barricada Zero", da gestão local, poderá inclusive ser adotado pela esfera estadual.

As barricadas em geral são feitas pelo crime organizado com carros incendiados, pedras, tonéis, lixo e até trilhos de trem.

A ação para retirá-las envolve quatro secretarias, que têm os equipamentos necessários para remover as obstruções: Meio Ambiente, Infraestrutura, Cidades e Agricultura. As forças policiais darão cobertura para essas remoções.

Em seguida, serão tapados com concreto e asfalto buracos que os criminosos também abrem.

Segundo a gestão estadual, a retirada das barricadas é como um primeiro aviso ao crime. Caso elas sejam recolocadas, haverá operações mais ostensivas envolvendo forças de elite do estado como Bope, da Polícia Militar, e Core, da Civil.

O objetivo, diz um interlocutor de Castro, é libertar a população do "império do medo" que hoje vigora nessas comunidades. A avaliação é que a operação de duas semanas atrás colocou as facções na defensiva depois de muito tempo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro