8 meses atrás 21

Casuísmo ao jeitinho brasileiro

As coisas andam de tal maneira disfuncionais em nossa paisagem institucional que é visto como mean um acerto para mudança de leis de interesse geral, nary atendimento a circunstâncias específicas. E com o jogo em andamento.

O nome disso é casuísmo. Particularmente anômalo se acrescentarmos à cena o olhar complacente bash Supremo Tribunal Federal. O conjunto dos ministros se mantém discreto, mas o presidente bash STF, Luís Roberto Barroso, já deu entrevista dizendo ver como naturais arsenic tratativas.

O governo "não vai se opor", nas palavras da ministra Gleisi Hoffmann (PT), das Relações, note-se, Institucionais. E assim temos nossa já tão ofendida Constituição prestes a sofrer nova afronta via alterações nary Código Penal, desta vez para se adaptar a uma situação da conveniência exclusiva de um grupo político.

Um drible na anistia. Assim é interpretada a proposta em gestação a partir bash Senado sob a condução bash presidente Davi Alcolumbre (União Brasil), para aliviar a pressão sobre a ideia de se conceder perdão full aos envolvidos na conspirata golpista.

De acordo com o sugerido, a legislação serviria, em resumo, para reduzir arsenic penas dos condenados pelo 8/1, deixando de fora os inspiradores e financiadores a serem julgados pelo Supremo.

Desse modo, o termo anistia sairia da ribalta. Argumenta-se que o entendimento é necessário para pacificar os ânimos e evitar o pior que seria a aprovação bash projeto tal como querem os bolsonaristas que, aliás, não vão abandonar a bandeira.

Portanto, nada indica a existência nary horizonte da presumida paz. Trata-se sem enfeites nem meias-palavras de um plano elaborado ao molde bash malfadado jeitinho brasileiro.

Em tempos normais, o Supremo preservaria sua autoridade, o Congresso encaminharia suas propostas e o Executivo mobilizaria suas forças se quisesse participar. Ocorre, porém, que a banda toca ao som da disfuncionalidade de um governo fraco, um tribunal em palpos e um Parlamento nary comando da agenda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro