2 horas atrás 1

CCJ sabatina Paulo Gonet por recondução como procurador-geral da República; assista

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, passa por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado nesta quarta-feira (12). Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para mais dois anos de mandato à frente da PGR (Procuradoria Geral da República).

Gonet chegou ao cargo em 2023, também indicado por Lula. Ele teve apoio inclusive de setores da oposição no Senado durante a análise de seu nome, à época. Agora, graças às acusações da PGR contra Jair Bolsonaro (PL) no julgamento da trama golpista, esse grupo deverá ser mais crítico ao procurador.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse na terça-feira (11) que a intenção é deliberar a indicação no plenário ainda nesta quarta. Graças ao atrito com o bolsonarsmo, Gonet deverá ter menos votos do que os 65 obtidos em 2023, mas provavelmente deve ser aprovado. Ele precisa do apoio ao menos de 41 senadores.

Paulo Gonet tem 64 anos e se tornou procurador da República em 1987. Ele chegou ao topo da carreira do Ministério Público com apoio dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro