Liberar espaço no celular sem apagar nada é possível com passos simples, que podem ser feitos em aparelhos Android e iPhone (iOS). As ações são valiosas principalmente quando o limite de armazenamento do aparelho já foi ultrapassado e o usuário não quer perder arquivos valiosos. Entre os principais ajustes estão a limpeza do cachê e bloqueio das atualizações automáticas de aplicativos, bem como a redução no tamanho das imagens capturadas pela câmera do smartphone. A seguir, confira cinco dicas para liberar espaço sem apagar nada no dispositivo.
Veja como liberar espaço no celular sem precisar apagar nada — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
📝 Google Fotos cheio, o que fazer? Veja dicas no Fórum do TechTudo
Celular com memória cheia? Veja como liberar espaço sem apagar NADA
Diversos métodos possibilitam que o usuário libere espaço de armazenamento sem precisar apagar arquivos valiosos como fotos e vídeos. A seguir, confira os tópicos abordados na matéria do TechTudo:
- Limpe o cachê de aplicativos
- Transfira fotos e vídeos para armazenamento em nuvem
- Reduza o tamanho das imagens nas configurações da câmera
- Evite baixar apps grandes
- Limite o consumo de seus aplicativos
1. Limpe o cachê de aplicativos
Usuários de dispositivos Android e iOS devem gerenciar os dados de aplicativos para conseguir obter mais memória. Isso por que as plataformas armazenam algumas informações em cachê, para acelerar processos internos. No entanto, essa ação, a longo prazo, pode ocupar espaço dos aparelhos.
Assim, limpar o cachê regularmente é uma ação interessante para liberar espaço sem precisar apagar nenhum aplicativo instalado. Para executar o procedimento, no Android, basta acessar as configurações do aparelho, selecionar Armazenamento e, por fim, clicar em Limpar Cache. Já no iPhone, basta reiniciar o celular.
Limpar o cache dos apps é uma opção para conseguir mais memória com rapidez — Foto: Reprodução/diego Cataldo
2. Transfira fotos e vídeos para armazenamento em nuvem
Fazer transferências regulares de fotos e vídeos salvos no celular para backups on-line é uma ótima ação para obter mais memória. Caso usuários realizem o procedimento, não precisarão apagar nada, pois os arquivos serão transferidos da galeria para a nuvem, preservando o armazenamento do aparelho. Usuários podem utilizar opções gratuitas, como o Google Drive e o Google Fotos, que oferecem até 15 GB, e o iCloud, que disponibiliza 5 GB de armazenamento gratuito para usuários de iPhone. Após enviar os arquivos, é possível apagá-los do dispositivo normalmente sem os perder.
Google Fotos pode ser utilizado para obter memória gratuita e liberar espaço no celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
3. Reduza o tamanho das imagens nas configurações da câmera
Outra alternativa que pode ser explorada por usuários para liberar espaço é reduzir o tamanho das imagens capturadas com a câmera do dispositivo. As fotos de alta qualidade podem exigir um espaço considerável do aparelho sem que o usuário se dê conta. Por sorte, a qualidade das imagens pode ser ajustada através das configurações da câmera, sendo útil para impedir registros muito pesados que podem consumir mais memória. É possível consumir menos armazenamento ao acessar as configurações do dispositivo e selecionar o formato HEIF, que ocupa menos espaço.
Reduzir o tamanho das fotos direto na câmera do celular pode disponibilizar mais espaço — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
4. Evite baixar apps grandes
Um costume simples, porém bastante eficiente para liberar espaço no celular sem ter que apagar tudo, é evitar fazer o download de aplicativos grandes. Usuários podem verificar o tamanho dos aplicativos nas lojas oficiais antes de baixá-los. Além disso, existe a alternativa de buscar aplicações similares, que possuam um tamanho menor, para não comprometer a memória do dispositivo. Desse modo, ainda é possível contar com a função desejada.
Aplicativos grandes são os que mais consomem memória do dispositivo — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
5. Limite o consumo de seus aplicativos
A opção de otimização do dispositivo limita a ativação de apps em segundo plano, além de eliminar dados dispensáveis das aplicações de maneira automática. Outra ação é impedir que os aplicativos atualizem automaticamente, o que pode ser um problema pela quantidade de espaço da memória utilizada no processo.
Impedir atualização automática de aplicativos pode beneficiar o espaço de armazenamento disponível — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Veja também: Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço
Google Fotos cheio? Essas são as melhores dicas para liberar espaço

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
14
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/W/l/LeucrrQWCbxMvTEQBM0A/design-sem-nome-2026-01-19t090130.140.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/a/z/4Gz0I5QqifBJJBAcmNmw/19.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/V/F/SCLvrjSqA2k8Ln4T6cDg/ar-condicionado-portatil-midea.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/U/c/M8YZKXSbOH3MzcCAu0Cg/filament-bulb-lying-euro-coins.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro