1 mês atrás 23

Charlie Kirk, ativista da extrema direita dos EUA, é baleado em universidade; VÍDEO

Um vídeo que mostra o momento em que ele foi atingido foi compartilhado pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene com pedidos de oração (veja no vídeo acima).

Nas imagens é possível ver Kirk sentando em uma tenda, discursando para uma grande multidão ao ar livre, quando um estalo alto, semelhante a um tiro, é ouvido e ele tomba da cadeira. Ao perceber o que aconteceu, vários presentes correm.

Ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde do ativista conservador. No entanto, segundo uma fonte da agência de notícias americana Associated Press, ele é crítico.

À Fox News, o porta-voz da universidade informou apenas que Kirk, que tem 31 anos, foi hospitalizado:

"Charlie Kirk foi baleado na Universidade de Utah Valley. Estado de saúde desconhecido".

À agência de notícias Reuters, o porta-voz da Utah Valley também informou que um suspeito foi detido. Outro vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem de cabelos grisalhos sendo algemado, mas não há informações oficiais sobre a identidade do atirador.

"Um tiro foi disparado de um prédio próximo e temos um suspeito sob custódia", disse.

Post de Trump pedindo orações para Charlie Kirk — Foto: Truth Social / Reprodução

Pouco depois que a notícia saiu na imprensa, Trump pediu orações para Kirk e o elogiou na rede Truth Social:

"Devemos todos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. Que Deus o abençoe".

O vice-presidente, J.D. Vance, fez o mesmo na rede social X: "Faça uma oração por Charlie Kirk, um cara genuinamente bom e um jovem pai".

Em um post na rede social X, o diretor do FBI, Kash Patel, disse que agentes estão se encaminhando para o local e estão monitorando a situação de perto:

"Estamos monitorando de perto os relatos do trágico tiroteio envolvendo Charlie Kirk na Universidade de Utah Valley. Nossos pensamentos estão com Charlie , seus entes queridos e todos os afetados".

A presença de Charles Kirk na universidade dividiu opiniões e uma petição online pedindo que os administradores da universidade o impedissem de comparecer recebeu quase 1.000 assinaturas. Porém, na semana passada, a instituição defendeu a ida do ativista citando os direitos da Primeira Emenda e seu "compromisso com a liberdade de expressão, a investigação intelectual e o diálogo construtivo".

Charlie Kirk em evento em março de 2025 — Foto: AP Photo/Jeffrey Phelps

Kirk é fundador do grupo estudantil conservador Turning Point USA e desempenhou um papel fundamental na mobilização do apoio jovem a Trump em sua última campanha presidencial. Seus eventos em campi universitários por todo o país costumam atrair grandes multidões.

O Turning Point USA é uma organização sem fins lucrativos com presença em mais de 3.500 escolas e universidades em todos os 50 estados americanos.

Kirk também é autor de vários livros como "Campus Battlefield", "The MAGA Doctrine" e o mais recente, "The College Scam: How America’s Universities Are Bankrupting and Brainwashing Away The Future Of America’s Youth".

Ele também tem um programa de rádio transmitido nacionalmente, o The Charlie Kirk Show, em que interage com seu público todos os dias da semana, das 12h às 15h. Seu podcast é um dos mais populares dos EUA e ele tem um público combinado nas redes sociais que ultrapassa 14 milhões de seguidores.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro