O ChatGPT pode ser uma ferramenta muito útil para os usuários que desejam realizar determinadas atividades de forma mais eficiente e rápida. Isso porque, a inteligência artificial da OpenAI permite a personalização dos resultados, o que garante que o usuário tenha uma resposta mais próxima do objetivo. Além disso, é possível ajustar e modificar as respostas da IA de maneira prática, apenas utilizando o campo de texto. O TechTudo testou cinco atividades que podem ser realizadas com o ChatGPT: criar gráficos, resumir documentos, extrair dados, tradução e gerar relatórios. Veja como funciona cada uma dessas tarefas e conheça os prompts ideais para obter os melhores resultados.
O Chatbot da OpenAI é capaz de realizar tarefas que simplificam a rotina de estudos e trabalho; Confira — Foto: Reprodução/Freepik/frimufilms Há diversas formas de gerar gráficos no ChatGPT, principalmente agora em que o recurso de upload de arquivos está disponível para uso na ferramenta, facilitando a comunicação entre o usuário e a IA. Um dos métodos mais simples é através do comando textual. O usuário pode enviar uma lista com todos os dados referentes ao gráfico que deseja que a IA crie ou pedir que ela monte uma. No entanto, para solicitar esse recurso, é necessário estar logado em uma conta.
Neste exemplo, solicitamos que o chatbot criasse uma tabela com as redes sociais mais usadas no Brasil. A ferramenta da OpenAI listou dez plataformas com a estimativa aproximada da quantidade de usuários, além de informar o tipo de plataforma e o descritivo de cada uma. Em seguida, o usuário poderá enviar um comando textual para personalizar a tabela, adicionando novas informações e reorganizando os dados. Usamos o comando "Adicione uma coluna de ranking da rede com mais usuários para a rede com menos usuários e exclua a coluna 'Descrição'".
Tabela gerada e personalizada pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Millena Borges Quando o usuário estiver satisfeito com os dados listados, pode solicitar a criação do gráfico. Para isso, basta criar um prompt que informe o tipo de gráfico e quais informações deseja que sejam apresentadas, como no comando: "crie um gráfico de colunas com as cinco redes sociais com mais usuários no Brasil". A ferramenta irá gerar um gráfico com cores aleatórias, mas que poderão ser ajustadas em novos pedidos, assim como os títulos e fontes.
Gráfico criado pelo ChatGPT a partir dos dados da tabela — Foto: Reprodução/Millena Borges Caso os dados do gráfico sejam gerados pelo ChatGPT, é recomendado que o usuário realize a checagem dos fatos online em uma fonte segura, visto que a ferramenta pode cometer erros. Ainda que o usuário opte por fazer o upload dos dados através do ícone de clip de papel, é necessário conferir se os dados representados nos gráficos são iguais aos do documento original.
Outro recurso disponível para usuários da ferramenta é o de upload e análise de documentos. É possível realizar uma variedade de atividades, incluindo resumir arquivos. Basta clicar no ícone de clip de papel no canto esquerdo da caixa de texto para fazer o upload e escrever o comando textual que informe a ação desejada.
É importante ser bastante descritivo sobre o tipo de resumo que deseja obter para garantir as melhores respostas da ferramenta. Por exemplo, o comando “faça um resumo em formato de lista deste documento” obteve uma lista com os principais tópicos do documento e descritivos sobre eles.
Prompt solicitando resumo de arquivo no ChatGPT — Foto: Reprodução/Millena Borges Novos comandos podem ser enviados para obter respostas menores ou outros resumos do documento. É possível realizar outras atividades dentro deste contexto, como tradução para outro idioma, buscar no documento, checar fatos, parafrasear textos, criar infográficos etc.
Com o comando “Crie um resumo sobre práticas abusivas em forma de infográfico”, o ChatGPT gerou um recurso visual com as informações solicitadas, no entanto, o material criado foi em outro idioma, sendo necessário solicitar a tradução para o português.
Infográfico criado pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Millena Borges 3. Extrair dados de tabelas
Existem três principais formas de extrair dados de uma tabela utilizando o ChatGPT. O usuário pode enviar essa informação em formato de texto, organizando os dados para a IA gerar a estrutura. Há ainda a possibilidade de fazer o upload do documento em Excel, csv ou pdf ou enviar um link de uma página online que contém a tabela que deseja analisar. A ferramenta consegue fazer uma extração personalizada, seguindo os comandos textuais digitados no app.
Testamos o recurso por meio do upload de uma tabela longa e complexa com os principais dados sobre o coronavírus no Brasil. Com o comando “Quais são os estados com mais casos de Covid, segundo a tabela?”, o ChatGPT criou uma lista de dez itens, informando corretamente os casos acumulados da doença no país.
Extração de dados de arquivo pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Millena Borges O ChatGPT pode ser uma ferramenta muito útil para quem deseja traduzir algum arquivo ou texto de um idioma para outro. A IA consegue entender e traduzir corretamente em diversos idiomas, dos mais comuns, como inglês e espanhol, até alguns menos populares. O diferencial do chatbot é que a inteligência artificial da OpenAI consegue entender o contexto, evitando traduções literais e sem sentido.
Tradução de texto pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Millena Borges Escrever o prompt “traduza o texto", seguido da cópia ou documento do que deseja ser traduzido, já basta para a ferramenta realizar a função. O usuário também pode personalizar a tradução com outros pedidos, como solicitar a simplificação do texto, fazer uma tradução resumida, traduzir em tópicos, dentre outros.
Tradução e resumo de texto pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Millena Borges 5. Geração de relatórios básicos
O ChatGPT pode gerar relatórios básicos para auxiliar o monitoramento de diferentes projetos. É possível criar controles financeiros, acadêmicos, fitness, dentre diversos outros. Como os relatórios são documentos variáveis, é necessário criar um prompt completo com todas as informações que deseja rastrear.
Por exemplo, para criar um relatório acadêmico, o usuário deverá pensar se deseja monitorar tópicos como notas, avaliações realizadas, tempo de estudos, disciplinas, metas, dentre outros. A partir disso, basta construir um comando textual que inclua essas informações, como em “Crie um relatório pessoal de controle acadêmico. A estrutura deve incluir os seguintes elementos: desempenho acadêmico (notas de provas e trabalhos), gestão de tempo (horas de estudo e qualidade do estudo) e metas para o próximo semestre. O período de análise será de [especificar o período]".
Por meio deste comando, a IA irá gerar um relatório com informações fictícias referente a disciplinas, notas, gestão de tempo e metas. Basta enviar um próximo prompt com os dados reais que deseja incluir no relatório para a ferramenta realizar a análise do desempenho.
Relatório criado pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Millena Borges Com informações de zdnet.
Veja também: Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI
Como usar ChatGPT? Veja o que é e como acessar chatbot da OpenAI

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
22


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/Y/f/wKTEL9Qe2LtFfPUUBNtg/nadeem-sarwarslashgea-5-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/y/N8DXPtTBu7QhJVwooAJA/btv-erro-503.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro