3 horas atrás 1

ChatGPT lança navegador com IA que interage com sites e desafia o Chrome

A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, lançou o próprio navegador de Internet com inteligência artificial nesta terça-feira (21). Chamado de Atlas, o programa vai ser disponibilizado hoje para notebooks da Apple, mas chegará em breve aos sistemas Windows, iOS (iPhone) e Android. Dessa forma, o navegador da OpenAI se torna o mais novo concorrente do Chrome, buscador do Google que também investiu em inteligência artificial com o Modo IA. A seguir, conheça o Atlas e os seus recursos.

 Reprodução / OpenAI Atlas é o novo navegador de inteligência artificial da Open AI — Foto: Reprodução / OpenAI

Um anúncio foi feito no X (antigo Twitter) pelo Sam Altman, CEO da OpenAI, por volta das 12h de hoje (21). O empresário não informou sobre o que se tratava, mas deixou suspense para a chegada do novo produto.

Durante a live foi revelado o "Atlas" - novo navegador de inteligência artificial da empresa criadora do ChatGPT. O buscador chega para concorrer com o Google Chrome, que também apostou em recursos de IA neste ano. Além do ChatGPT, o Perplexity AI também lançou o próprio navegador com IA, o Comet, que já está disponível para dispositivos Windows e macOS. Inclusive, o Perplexity chegou a fazer uma oferta de US$ 34,5 bilhões pelo Chrome anteriormente, mas a proposta foi negada judicialmente.

"Com o Atlas, o ChatGPT pode acompanhá-lo em qualquer lugar da internet, ajudando-o na janela exatamente onde você está, entendendo o que você está tentando fazer e concluindo tarefas para você, tudo sem copiar e colar ou sair da página", disse a OpenAI.

 Divulgação / OpenAI Atlas é um navegador de IA feito pela Open AI — Foto: Divulgação / OpenAI

Quais os recursos do Atlas?

 Reprodução / OpenAI Atlas permite que o usuário converse com o ChatGPT durante a navegação — Foto: Reprodução / OpenAI

O Atlas consegue guardar detalhes do histórico do usuário para reabrir páginas, automatizar tarefas e retomar atividades interrompidas previamente. Além disso, o navegador utiliza essas informações do histórico para personalizar o buscador para otimizar a experiência do usuário. Isso permite que o Atlas ofereça respostas e sugestões mais adequadas para cada pessoa.

O navegador tem uma integração direta com o ChatGPT, o que permite que o usuário abra uma nova aba para fazer perguntas ou pedir ajuda para fazer uma pesquisa. Dessa forma, não é mais preciso copiar e colar uma frase para busca ou alternar entre abas durante a experiência de uso.

Para assinantes do ChatGPT, o navegador já apresenta modo agente integrado, o que permite ao programa executar tarefas de forma autônoma. "O modo Agente no Atlas está disponível hoje em versão prévia para usuários Plus, Pro e Business", disse a OpenAI.

Concorrência com o Google Chrome e Perplexity

 Mariana Saguias/TechTudo Atlas está integrado ao ChatGPT para otimizar experiência de busca do usuário — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

O Atlas chega em um momento em que grandes empresas do ramo da tecnologia estão investindo na integração de navegadores com inteligência artificial. O Perplexity, por exemplo, investiu na criação do Comet, buscador anunciado em julho de 2025 que integra ferramentas de IA na experiência de navegação e funciona como uma central de produtividade e pesquisa. O Chrome também otimizou a busca na internet com o novo Modo IA, ferramenta que processa informações de múltiplas fontes da web para gerar uma resposta única. Além desses, o Opera estreou recentemente o seu navegador inteligente, chamado de Opera Neon, que aposta na integração com os agentes de IA para otimizar a experiência dos usuários.

Segundo informações da agência Associated Press, o lançamento do Atlas acontece meses após um executivo da OpenAI admitir que a empresa compraria o navegador Chrome, caso um juiz federal determinasse sua venda como parte de uma ação antitruste contra o Google. No entanto, o juiz Amit Mehta recusou o pedido do Departamento de Justiça Americano para a venda do Chrome, com o argumento de que os avanços na indústria de IA já estão mudando o cenário competitivo.

No entanto, concorrer com o Chrome pode ser um desafio tanto para o Atlas quanto para o Comet. O navegador tem cerca de 3 bilhões de usuários no mundo e incorpora ferramentas da inteligência artificial Gemini Google. Apesar disso, quando o navegador do Google foi lançado, em 2008, a ferramenta também disputou espaço com o Internet Explorer, buscador que era experiente na época. Isso abre espaço para uma nova era de concorrência entre os navegadores.

Veja também: Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro