10 horas atrás 1

ChatGPT, LuzIA e mais: essas IAs serão proibidas no WhatsApp; entenda

A partir de janeiro de 2026, chatbots como o ChatGPT e o Perplexity AI estarão proibidos de operar no WhatsApp. A mudança, anunciada na seção de políticas da API empresarial da plataforma, visa impedir que o aplicativo seja usado como canal por inteligências artificiais (IA) de uso amplo — ou seja, aquelas com as quais os usuários podem conversar livremente sobre qualquer assunto. Assim, apenas a Meta AI, assistente da própria empresa, continuará liberada.

Segundo a Meta, assistentes especializados continuarão funcionando normalmente dentro do mensageiro. A seguir, veja detalhes sobre o caso.

 Reprodução/Getty Images ChatGPT, LuzIA e mais: essas IAs serão proibidas no WhatsApp; entenda — Foto: Reprodução/Getty Images

Essas IAs serão proibidas no WhatsApp; entenda

  1. Por que a Meta proibiu IAs no WhatsApp?
  2. Quais IAs foram proibidas de atuarem no WhatsApp?
  3. Quando as IAs vão parar de funcionar no WhatsApp?
  4. Chatbots também serão afetados? Qual a diferença?

1. Por que a Meta proibiu IAs no WhatsApp?

A Meta proibiu o uso de inteligências artificiais de uso geral no WhatsApp Business sob a justificativa de preservar a funcionalidade original da plataforma, que é promover a interação entre empresas e consumidores. Em comunicado oficial, a big tech californiana afirmou que deseja evitar que o WhatsApp se transforme em um canal para assistentes virtuais fora do escopo comercial — como as IAs que respondem a qualquer tipo de demanda dos usuários.

Há também um componente corporativista nessa decisão da Meta. Ao proibir que outras IAs operem dentro do WhatsApp, a empresa fortalece sua própria inteligência artificial, a Meta AI. Com isso, garante maior controle sobre os conteúdos processados na plataforma.

 Mariana Saguias/TechTudo Entenda por que a Meta proibiu IAs no WhatsApp — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

2. Quais IAs foram proibidas de atuarem no WhatsApp?

Um dos assistentes virtuais mais populares, o ChatGPT foi integrado ao WhatsApp em dezembro de 2024. Dentro do mensageiro, os usuários podiam acessar a IA para tirar dúvidas, obter informações ou conversar sobre qualquer assunto.

 Reprodução/Gisele Souza Acesso ao ChatGPT no aplicativo do WhatsApp — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Introduzido no WhatsApp entre o final de abril e o início de maio de 2025, o Perplexity AI permitia aos usuários realizar buscas e obter respostas mais contextualizadas sobre diversos temas, com base em fontes confiáveis da internet.

 Reprodução/Diego Cataldo Veja como ativar o Perplexity AI no WhatsApp — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

A assistente virtual LuzIA podia assumir diferentes personalidades, como Professora e Amiga, e foi uma das primeiras IAs integradas ao WhatsApp, chegando a mais de 50 milhões de usuários. Ela permitia criar resumos de textos, resolver questões de matemática em vários níveis e atender demandas de diferentes disciplinas, além de possibilitar conversas sobre diversos assuntos.

 Reprodução/Gisele Souza LuzIA tem recurso de tradução de textos disponível em chat do WhatsApp — Foto: Reprodução/Gisele Souza

Integrada ao WhatsApp em 2023, a PI se destacava por ser uma IA voltada para conversas motivacionais — além, é claro, de oferecer respostas sobre qualquer outro tema solicitado pelo usuário.

 Reprodução/Gisele Souza Inteligência artificial Pi mantém diálogos interessantes com os usuários do WhatsApp — Foto: Reprodução/Gisele Souza

A Zapia é uma inteligência artificial que funciona como um hub para outros bots, permitindo que o usuário interaja com várias IAs em um único ambiente de forma prática e integrada.

 Reprodução/Gisele Souza Acesso ao chatbot Zapia no WhatsApp — Foto: Reprodução/Gisele Souza

O Microsoft Copilot chegou ao WhatsApp em outubro de 2024. Assim como o ChatGPT, a assistente virtual é multifuncional, o que permite ao usuário realizar tarefas como editar textos, organizar eventos e muito mais.

 Reprodução/Gisele Souza Interações do Copilot no WhatsApp — Foto: Reprodução/Gisele Souza

O Shmooz é uma inteligência artificial que combina funcionalidades comerciais e de uso geral em um único serviço. Por exemplo, ele pode atender clientes de uma loja virtual, responder dúvidas sobre produtos, enviar notificações de promoções e, ao mesmo tempo, oferecer informações gerais, criar imagens ou interagir de forma mais aberta com os usuários.

Por misturar esses dois tipos de uso, o Shmooz não se enquadra nas novas regras da Meta para o WhatsApp Business, que agora exigem que apenas bots voltados exclusivamente ao comércio possam operar na plataforma.

 Beatriz Abilio/TechTudo Shmooz cria imagens com inteligência artificial. — Foto: Beatriz Abilio/TechTudo

AI Pal é um assistente virtual com foco em companhia e entretenimento. Ele simula conversas amigáveis, ajuda com curiosidades e até participa de jogos interativos. Por ser voltado para interação pessoal e não comercial, será removido do WhatsApp Business.

3. Quando as IAs vão parar de funcionar no WhatsApp?

Segundo a Meta, as IAs deixarão de funcionar no WhatsApp a partir de 15 de janeiro de 2026. Apenas a Meta AI, a inteligência artificial da própria empresa, continuará operando no WhatsApp Business.

4. Chatbots também serão afetados? Qual a diferença?

Nem todos os chatbots serão afetados. Os de uso geral — como Copilot, ChatGPT e outros que permitem conversas sobre qualquer assunto — serão proibidos. Já os especializados, voltados a funções específicas como atendimento ao cliente ou suporte técnico, continuarão autorizados no WhatsApp Business.

Vídeo: Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

Como desativar a Meta AI do WhatsApp?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro