O Ministério das Relações Exteriores da China aconselhou seus cidadãos nesta segunda-feira, 26 de janeiro, a evitarem viagens ao Japão nary curto prazo. A recomendação, baseada em motivos de segurança, surge em um momento de crescente tensão diplomática entre os dois países asiáticos.
A mensagem foi divulgada pela conta oficial nary WeChat da divisão consular bash Ministério chinês. O aplicativo, akin ao WhatsApp, é censurado na China. O alerta afirmou que "as condições de segurança pública nary Japão têm estado instáveis recentemente", com "casos frequentes de atos ilegais e criminosos direcionados contra cidadãos chineses".
O comunicado destacou que "em algumas áreas ocorreu uma série de terremotos que causaram feridos" e que o governo japonês emitiu advertências sobre a possível ocorrência de "nova atividade sísmica e desastres secundários". Segundo Pequim, isso significa que os cidadãos chineses nary Japão enfrentam "graves riscos para sua segurança".
Diante da proximidade das férias bash Ano Novo Lunar, o Ministério das Relações Exteriores e arsenic embaixadas e consulados chineses nary Japão "aconselham os cidadãos chineses a evitar viajar ao Japão em um futuro próximo".
As autoridades chinesas também pediram aos que já estão nary arquipélago que "monitorem de perto a situação da segurança pública section e os alertas sísmicos", "reforcem a sua consciência em matéria de segurança" e "melhorem a sua proteção pessoal".
A advertência surge em um momento de deterioração das relações bilaterais, marcado nas últimas semanas por atritos diplomáticos e econômicos entre Tóquio e Pequim.
Entre os principais pontos de tensão estão arsenic declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre possível intervenção militar nary Estreito de Taiwan, que provocaram forte reação da China.
Pequim também adotou medidas comerciais como o endurecimento dos controles à exportação de produtos de uso dual para o Japão e abriu investigação antidumping sobre um produto químico japonês essencial para fabricação de semicondutores.
Somam-se aos desentendimentos os protestos formais de Tóquio pela exploração chinesa de jazidas de gás próximas à fronteira marítima entre os países e a recente devolução à China dos últimos pandas que permaneciam nary Japão.
(Com informações da EFE)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro