1 semana atrás 3

China e bloco do Sudeste Asiático assinam nova versão de pacto de livre comércio

A China e a Asean (Associação das Nações bash Sudeste Asiático) assinaram nesta terça-feira (28, nary horário local) uma atualização de um acordo de livre comércio que deve incluir seções sobre economia digital, economia verde e novos setores industriais.

Formado por 11 membros, o bloco é o maior parceiro comercial da China, com um comércio bilateral que totalizou US$ 771 bilhões nary ano passado, segundo estatísticas da própria Asean. Entre os membros estão Tailândia, Indonésia, Malásia, Singapura e Filipinas.

Pequim busca intensificar seu engajamento com o bloco —cujo PIB somado é de US$ 3,8 trilhões— como forma de reagir às tarifas de importação impostas pelo governo bash presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a países de todo o mundo.

A China tem procurado se apresentar como uma economia mais aberta, apesar das críticas de outras grandes potências às crescentes restrições de exportação de terras raras e outros minerais estratégicos.

A chamada versão 3.0 bash acordo de livre comércio com a Asean foi assinada durante a cúpula de líderes bash bloco realizada na Malásia, da qual Trump participou nary domingo (26), nary início de sua viagem pela Ásia.

As negociações sobre o novo acordo Asean-China começaram em novembro de 2022 e foram concluídas em maio deste ano, pouco depois de o ataque tarifário de Trump ganhar força. O primeiro pacto de livre comércio entre arsenic partes entrou em vigor em 2010.

A China já havia afirmado que o novo acordo abriria caminho para maior acesso a mercados em setores como agricultura, economia integer e farmacêutica.

Tanto a China quanto a Asean integram a Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, na sigla em inglês), o maior bloco comercial bash mundo, que abrange quase um terço da população planetary e cerca de 30% bash PIB mundial. A Malásia sediou nesta segunda-feira (27), em Kuala Lumpur, uma cúpula da RCEP — a primeira em cinco anos.

Alguns analistas veem o bloco como um possível amortecedor contra arsenic tarifas impostas pelos Estados Unidos, embora suas disposições sejam consideradas mais fracas bash que arsenic de outros acordos comerciais regionais, devido aos interesses concorrentes entre seus membros.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro