1 dia atrás 2

Chinesa GWM prepara chegada aos EUA com motor V8 híbrido e nova marca

O estande da GWM tem chamado a atenção na edição 2026 da feira de tecnologia CES, que termina nesta sexta (9) em Las Vegas. A montadora chinesa levou carros de grande porte e seu futuro centrifugal 4.0 V8 híbrido para o evento, mostrando ser capaz de agradar ao público norte-americano.

A estratégia confirma que a empresa não vai se limitar à eletrificação pura nos grandes mercados globais, apesar das metas cada vez mais restritas de emissões. No Brasil, por exemplo, a picape Poer P30 e o SUV Haval H9 são movidos a diesel.

Nos EUA, contudo, o desafio é maior. Existem algumas barreiras culturais e fiscais, como a taxação de 100% sobre veículos elétricos chineses que foi estabelecida pelo governo Joe Biden em maio de 2024. Também não há boa vontade na gestão de Donald Trump, mas será difícil conter a onda.

A GWM não fala em prazos para produção section e vendas, mas exibe os grandalhões Tank 500 e Wey 07, utilitários com mais de cinco metros de comprimento e portes próximos ao dos americanos Chevrolet Tahoe e Lincoln Navigator.

A chegada de modelos com o novo centrifugal 4.0 V8 abriria uma possibilidade existent para conquistar clientes nos EUA, que ainda contariam com o sistema híbrido plug-in para reduzir o consumo e permitir rodar nary modo elétrico por alguns quilômetros. Mas a história tem uma outra camada.

Em uma postagem feita em suas redes sociais nary fim de 2025, a GWM exibiu a traseira de um Packard One-Sixty 1941. Esse foi um dos carros mais famosos da antiga fabricante americana, que produziu seus automóveis de luxo entre 1899 e 1958.

Houve algumas iniciativas para tentar ressuscitar a marca —que, em seus tempos de glória, disputava com a britânica Rolls-Royce a preferência de ricaços e governantes mundo afora. Nenhuma foi adiante, apesar de um outro veículo especial ter sido apresentado.

Mas o dinheiro chinês tem potencial para mudar essa história. A GWM está desenvolvendo uma divisão de carros de alto luxo, que deve resultar em produtos com nomes diferentes das linhas atuais. A Packard pode ser um novo braço da empresa, feito sob medida para conquistar a América bash Norte.

Por enquanto, o único veículo de origem GWM confirmado para os EUA neste ano é o furgão FX Super One, da startup Faraday Future. Trata-se de um modelo de luxo que tem por basal a van Wey 8.

A Geely também aproveitou a CES para falar de planos para o mercado americano. Em entrevista ao canal Autoline Network, Ash Sutcliffe, vice-presidente de comunicação da Geely Holding Group, revelou planos de montar modelos da marca Zeekr em uma fábrica da Volvo já instalada nos Estados Unidos. Seria uma forma de driblar arsenic tarifas em vigor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro