Escolher o chuveiro ideal para ter no banheiro deve levar muitos fatores em consideração, como modo de instalação, consumo de energia, manutenção, entre outros. No Brasil, o chuveiro elétrico é muito utilizado por oferecer menos dificuldades na instalação e no uso, além de ser a escolha imediata dos consumidores que não possuem gás de rua. Ele funciona esquentando a água utilizada a partir de uma resistência interna, mas pode deixar a desejar em alguns aspectos.
Por precisarem de energia para funcionar, a temperatura pode ser ajustada com mais facilidade, mas, ao mesmo tempo, o uso está diretamente ligado ao consumo energético de uma residência. Para ajudar o consumidor a visualizar os prós e contras do chuveiro elétrico, o TechTudo preparou uma lista com 4 motivos para comprar e 4 para fugir desse modelo. Confira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/T/J/Kx8wyCTfusVkE77UxCqA/61kg-farfgl.-ac-sl1000-.jpg)
Vale a pena ter um chuveiro elétrico em casa?
Antes de escolher o chuveiro elétrico, é importante colocar na ponta do lápis o que se encaixa melhor na sua casa. Isto é, se a água tem uma boa pressão, se a região é muito fria, se o consumo de energia é alto e outros fatores. Veja, no índice abaixo, os prós e contras do chuveiro elétrico:
- Fácil de instalar
- Temperatura mais fácil de controlar
- Manutenção mais prática
- Bom para casas com pouca pressão de água
- Depende de energia para funcionar
- Pode queimar com mais facilidade
- Gasta muita luz
- Esquenta menos em temperaturas muito baixas
O chuveiro elétrico possui uma instalação simples e econômica, que muitas vezes pode ser feita pelo próprio usuário, tomando as devidas precauções. Para instalar o aparelho, é necessário apenas que haja acesso a água e conexão elétrica, sem precisar fazer mudanças no encanamento, como no caso dos chuveiros a gás. Como o elétrico esquenta a água sozinho a partir de uma resistência, ele não precisa que essa água venha quente dos canos. Ainda que um profissional faça a instalação, por ser um procedimento simples, o custo também é baixo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/G/rEyTNXQLu9NBeDBNywfQ/61r-eqcu1al.-ac-sx679-.jpg)
2. Temperatura mais fácil de controlar
Todos os chuveiros elétricos vem, pelo menos, com duas opções de temperatura, mas existem modelos que oferecem até mesmo 4 níveis. O controle dessas temperaturas é feito diretamente no chuveiro através de um botão seletor, e você deve escolher entre frio, morno, quente e super quente, no caso dos modelos que possuem 4 níveis. Vale lembrar que a seleção da temperatura deve ser feita apenas com o dispositivo desligado, para evitar problemas técnicos ou até acidentes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/P/m/XAKBkCTRyAGcg8pYCpdQ/51nxy3qi7tl.-ac-sx679-.jpg)
3. Manutenção mais prática
Assim como a instalação mais simples, a manutenção do chuveiro elétrico também é mais prática. Primeiro porque a necessidade é baixa, e segundo por que, quando acontece, pode ser feita pelo próprio usuário. Em dias muito frios, por exemplo, em que a temperatura da água precisa ficar mais quente, pode acontecer da resistência queimar por trabalhar intensamente. Para resolver o problema, basta comprar uma resistência nova e fazer a troca.
4. Bom para casas com pouca pressão de água
Diferente de outros modelos, o chuveiro elétrico pode funcionar de forma eficiente mesmo em casas onde a pressão da água é mais baixa. Ele consegue manter a temperatura e a pressão da água quente constante, mesmo que estejam utilizando água para outras coisas na casa, como lavar louça, dar descarga, lavar a cozinha e mais. Ainda que a pressão geral seja fraca, ele é capaz de manter a água estável durante o seu banho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/t/1/rCk3L1R3uu2G83GTvebg/captura-de-tela-2025-10-10-165212.png)
1. Depende de energia para funcionar
Depender de energia para funcionar pode ser uma desvantagem do chuveiro elétrico, pois muitas residências já possuem um alto consumo energético e, consequentemente, uma conta de luz mais elevada. Nesse caso, o chuveiro pode virar um inimigo, já que, sempre que for utilizado na temperatura morna ou quente, precisa que a resistência elétrica trabalhe durante todo o banho para esquentar a água. Isso pode ser um problema numa eventual falta de energia, ou num mês em que você precisa economizar na conta.
2. Pode queimar com mais facilidade
Durante o inverno, ou até mesmo em lugares que costumam ser mais frios, o chuveiro elétrico costuma ser muito mais utilizado devido às baixas temperaturas. Esse trabalho excessivo para tomar banhos super quentes costuma prejudicar o funcionamento do aparelho, que tende a queimar com mais facilidade. Sendo assim, o modelo elétrico pode não ser um bom investimento, visto que pode estragar em pouco tempo e fazer o usuário precisar gastar com um aparelho novo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/O/V/f0f0j1R3K6kG2kcqx8cA/chuveiro-eletrico-com-defeito-1024x683.webp)
Apesar de consumir energia apenas durante o funcionamento, o chuveiro elétrico precisa de uma quantidade expressiva para desempenhar sua função. No caso de famílias grandes, esse gasto costuma ser ainda maior, já que são mais pessoas fazendo uso do aparelho. Os modelos disponíveis no mercado têm entre 5.500 e 7.500 Watts de potência. Comprando o de potência mais baixa, o consumo de energia vai ser de 5,5 kWh. Em uma família média, com quatro pessoas que usam o aparelho por 15 minutos cada, sendo uma hora por dia no total, o consumo diário será de 5,5 kWh. Multiplicado pelos 30 dias do mês, esse consumo chega a 165 kWh.
4. Esquenta menos em temperaturas muito baixas
Como o chuveiro elétrico esquenta a água enquanto está funcionando, no inverno ou em locais em que a temperatura costuma ser mais baixa, esse aquecimento pode ser prejudicado, já que a água que chega ao aparelho tende a ficar ainda mais fria. É nesse momento que o usuário acaba exigindo mais do aparelho, abrindo pouco a torneira para que a água fique mais quente, mas fazendo com que a resistência chegue ao limite. Isso pode levar a queima tanto da resistência quanto do próprio chuveiro. Portanto, se você mora em uma região fria e faz questão de banhos super quentes, não opte pelo chuveiro elétrico, pois há chances de passar frio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/w/K/MUkL0uS4GhJc5cSeG5nA/desfrutando-de-um-banho-vista-traseira-da-bela-jovem-magro-sem-camisa-tomando-banho-lavando-o-cabelo-no-banheiro-higiene-saude-e-beleza-tiro-interno-1.jpg)
Chuveiro Elétrico: Vale a Pena?
Ainda que tenha algumas desvantagens, de modo geral, o chuveiro elétrico vale a pena. Instalar um chuveiro a gás tem grande custo e, dependendo da estrutura da sua rede de saneamento, pode causar um transtorno enorme na sua casa, fazendo com que a opção elétrica seja mais atraente. Mesmo que ele gaste bastante energia, é só seguir as dicas de economia no chuveiro do TechTudo que o aparelho pode ter uma boa redução de gastos.
Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro