5 meses atrás 17

Cidadão peruano, jogador de tênis, poliglota: veja dez curiosidades sobre Leão XIV

Ele tem 69 anos, é agostiniano, considerado progressista e próximo de Francisco.

O novo papa, anunciado nesta quinta-feira (8), também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015.

Veja dez curiosidades sobre o novo papa:

1. O primeiro papa dos EUA

O cardeal Robert Francis Prevost, anunciado como papa Leão XIV, aparece na sacada da Basílica de São Pedro após o conclave — Foto: Yara Nardi/Reuters

Entrou para a vida religiosa aos 22 anos. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.

2. Por que Prevost tem cidadania peruana?

Embora americano de nascimento, Leão XIV tem dupla nacionalidade. Ele viveu no Peru por décadas, atuou por nove anos como bispo de Chiclayo (650 km de Lima) e obteve a cidadania peruana em 2015. É lembrado por seu trabalho com comunidades carentes.

3. Ele criticou Trump e o vice JD Vance

Em outro momento, rebateu o atual vice-presidente dos EUA, JD Vance, por dizer que "a extrema esquerda inverteu" valores do cristianismo.

"JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros", postou o então cardeal Prevost, na rede social X.

4. Novo papa já veio ao Brasil

Robert Francis Prevost fala cinco idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês e português, segundo a agência Reuters. A fluência reflete sua trajetória internacional e sua atuação missionária em diferentes países.

6. Fã de tênis e caminhadas

Leão XIV diz ser um tenista amador e que sente falta de jogar desde que assumiu funções no Vaticano. Também gosta de ler, caminhar, viajar e conversar com amigos — e valoriza a amizade como dom divino.

“Considero-me um jogador de tênis bastante amador. Desde que deixei o Peru, tive poucas ocasiões para praticar, então estou ansioso para voltar à quadra”, afirmou em entrevista ao site da Ordem de Santo Agostinho, em 2023.

7. Trocou italiano pelo espanhol em discurso

No discurso inaugural, da sacada da Basílica de São Pedro, o novo papa trocou o italiano pelo espanhol para agradecer à Diocese de Chiclayo, no Peru, onde passou boa parte de sua carreira eclesiástica. Foi a primeira vez que um pontífice usou outro idioma além do italiano em sua primeira fala pública.

8. O que é ser ‘um filho de Santo Agostinho’

A ordem agostiniana inclui cerca de 2.500 padres e irmãos, atuando em 50 países, com foco especial na vida comunitária e igualdade entre seus membros.

Prevost serviu dois mandatos de seis anos como chefe dos Agostinianos em Roma, período em que visitou muitas das comunidades da ordem pelo mundo

9. Pontífice é discreto e próximo de Francisco

É visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco. Prevost usou o início de seu discurso para homenagear seu antecessor, papa Francisco, a quem agradeceu. Ele diz que quer "prosseguir com a bênção" do argentino.

10. Foi acusado de omissão em casos de abuso

A diocese nega acobertamento e diz que Prevost seguiu os trâmites da Igreja. O Vaticano ainda não concluiu a investigação sobre o caso.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro