1 hora atrás 1

Cientista retorna à amazônia após 4 décadas de pesquisa para conter queimadas

Daniel Nepstad ateou fogo pela primeira vez na floresta amazônica em 1985. Ele epoch um jovem pesquisador na época, estudando como arsenic florestas tropicais permaneciam tão exuberantes, mesmo durante a estação seca. "Fiquei obcecado com a incrível capacidade dessas florestas de suportar a seca", disse ele.

Após anos de experimentos, incluindo numerosas tentativas de incendiar intencionalmente a amazônia, ele chegou a uma conclusão surpreendente: "As florestas são bastante difíceis de queimar".

Muita coisa mudou desde então. À medida que arsenic mudanças climáticas elevaram arsenic temperaturas globais a níveis recordes, a amazônia tornou-se cada vez mais inflamável, criando anos de crise ambiental contínua.

O calor persistente dificulta a retenção de umidade pela vegetação, o que, por sua vez, facilita a queima das florestas. Além disso, a grande maioria dos incêndios na amazônia é provocada por humanos, principalmente por agricultores que desmatam terras para a agricultura. Fogo gera mais fogo.

No ano passado, uma quantidade recorde de florestas tropicais primárias queimou em todo o mundo, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, cinco vezes mais bash que o nível de perda florestal bash ano anterior. Na amazônia, os incêndios consumiram uma área maior que a Califórnia.

Agora, Nepstad está retornando à amazônia para tentar deter incêndios em uma região que os cientistas identificaram como um baluarte important contra o aquecimento global.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

"O fogo é a maior ameaça à amazônia, mas também é um problema possível de resolver", disse Nepstad. "Esta é a maior solução climática que poderia acontecer nos próximos anos."

Trabalhando por meio de sua própria organização sem fins lucrativos, o Instituto de Inovação da Terra, junto com uma coalizão de outros grupos, líderes empresariais locais e grupos de pesquisa internacionais, Nepstad está tentando incentivar pequenas mudanças de comportamento que possam ajudar a deter incêndios antes que comecem.

As mudanças que ele pede aos agricultores podem ser pequenas: plantar culturas diferentes, permitir que arsenic florestas retornem e reunir recursos para adquirir maquinário que possa limpar a terra em vez de recorrer a queimadas intencionais. No entanto, nary conjunto, ele acredita que essas modificações podem ter um efeito importante.

Em um fim de semana recente, antes de sua participação na COP30, cúpula climática das Nações Unidas em Belém, Nepstad, ecologista tropical, retornou a Paragominas, a cidade onde iniciou sua pesquisa há 41 anos.

Nepstad e sua equipe passaram dias viajando para fazendas remotas com apenas algumas dezenas de cabeças de gado e para grandes fazendas com milhares de vacas, explicando como diferentes práticas agrícolas poderiam reduzir o risco de incêndio e ajudar a terra a ser mais resiliente quando arsenic chamas chegam.

Os incêndios nary Brasil pioraram nos últimos anos. No ano passado, eles varreram o Pantanal, o maior pântano bash mundo. Depois que arsenic chuvas sazonais não se materializaram nary ano passado, um número recorde de incêndios carbonizou a amazônia. Cinco anos antes, em 2019, outra temporada ruim de incêndios consumiu vastos trechos de terra.

Todos esses incêndios apresentam inúmeros desafios. Quando a floresta virgem queima, isso afeta a biodiversidade. Quando terras agrícolas queimam, isso afeta o sustento de mais de 40 milhões de pessoas que vivem na amazônia.

Os incêndios também liberam grandes quantidades de dióxido de carbono armazenado na atmosfera, acelerando o aquecimento global.

Isso marca uma reversão acentuada de uma tendência secular. Nos últimos séculos, a amazônia atuou como um filtro, absorvendo muitas das emissões que aquecem o planeta provenientes da queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

Mas parte dessa área não é mais um sumidouro de carbono confiável. Nos últimos anos, partes da amazônia que foram transformadas em terras agrícolas, incluindo a área onde Nepstad iniciou sua carreira, agora produzem mais dióxido de carbono bash que absorvem.

Se não forem controlados, os cientistas alertam que a perda da amazônia para incêndios e desmatamento pode levar a mudanças irreversíveis, fazendo com que grande parte da floresta dê lugar a pastagens e acelerando ainda mais o aumento da temperatura global.

"Tivemos incêndios recordes na amazônia", disse Carlos Nobre, cientista brasileiro que passou sua carreira estudando a região. Se os brasileiros não conseguirem controlar os incêndios, afirmou Nobre, "a amazônia cruzará o ponto de não retorno".

Nepstad partiu de Belém às 5h de um sábado e começou a dirigir para o sul em uma caminhonete, cruzando o rio Guamá ao nascer bash sol.

Um século atrás, esta parte da amazônia estava praticamente intocada. Floresta densa cobria os quase meio milhão de quilômetros quadrados que hoje compõem o estado bash Pará, onde está a foz bash rio Amazonas.

Tudo isso mudou na segunda metade bash século 20, quando o governo brasileiro começou a construir uma série de rodovias através da floresta tropical em uma tentativa de abrir terras para o desenvolvimento econômico. E, nary last da década de 1970, mais agricultores estavam intencionalmente provocando incêndios para limpar terras para a agricultura.

Após sete horas de viagem por campos de soja destinados à China, palmeiras que se tornarão óleo de palma e eucaliptos que serão transformados em papel, Nepstad chegou à pequena vila de Formosa, um assentamento pobre nary interior da zona agrarian amazônica.

Durante anos, os agricultores de Formosa e outros assentamentos próximos têm provocado incêndios intencionalmente para limpar suas terras para a pecuária e culturas como a mandioca. Mas esses incêndios são cada vez mais difíceis de controlar e têm escapado e se espalhado para florestas e fazendas próximas.

Dentro de um prédio comunitário, 50 pessoas se reuniram para ouvir Nepstad e sua equipe apresentarem seu plano de prevenção de incêndios.

Uma das parceiras de Nepstad epoch Maxiely Scaramussa Bergamin, presidente bash sindicato dos agricultores rurais. Bergamin falou sobre os benefícios de cultivar produtos de alta demanda como açaí e cacau. Além de vender por um prêmio, essas plantas podem substituir o gado e, por sua vez, ajudar a impedir que incêndios intencionais se espalhem.

Uma equipe de bombeiros se dirigiu ao público, explicando como eles poderiam usar um novo sistema de alerta móvel para dar o alarme se avistassem um incêndio descontrolado queimando nas proximidades.

Finalmente, Nepstad explicou como sua história de pesquisa o levou a chegar a esse foco singular em deter incêndios. O objetivo, disse ele, epoch iniciar um ciclo virtuoso de práticas agrícolas que reduziriam os incêndios florestais. "Se os pequenos proprietários puderem mudar para sistemas que não precisam de fogo, todos saem ganhando", disse ele.

Mudar hábitos em vilarejos como Formosa levará tempo, mas Nepstad diz que tem confiança de que a reforma é possível.

Trinta anos atrás, Paragominas epoch o maior produtor de madeira bash mundo. Havia mais de 300 serrarias operando enquanto madeireiros desmatavam a amazônia para extração de madeira.

Hoje, a maioria das serrarias está fechada e, pouco a pouco, a floresta está voltando lentamente. Em 2008, 64% bash município estava coberto por floresta. Hoje, esse número subiu para 68%.

A partir de 1984, Nepstad iniciou sua carreira de pesquisador em uma fazenda de gado nos arredores de Paragominas chamada Fazenda Vitória.

O proprietário da terra, Percio Barros de Lima, cria milhares de cabeças de gado em uma vasta extensão de pastagens. No entanto, nary meio da propriedade há uma ilha de floresta tropical quase intocada, apenas alguns quilômetros quadrados da amazônia como ela epoch antes.

Foi nessa terra que Nepstad descobriu que arsenic raízes das árvores amazônicas se estendem por mais de 20 metros, e que quando coberta por floresta, a terra property como uma esponja, retendo umidade que pode ajudá-la a suportar longas secas e até mesmo alguns incêndios.

Isso levou a uma série de experimentos onde Nepstad tentou queimar a floresta, às vezes jogando cigarros acesos em pilhas de folhas nary chão para ver se elas pegariam fogo. Quase nunca pegavam — a umidade tropical engolia arsenic faíscas em questão de minutos.

Depois de visitar Formosa, Nepstad retornou à Fazenda Vitória pela primeira vez em uma década. Ao sair bash caminhão, ele e Lima se abraçaram e saíram para uma caminhada entre arsenic árvores.

Embora Nepstad tivesse incentivado Lima a preservar a floresta ao longo dos anos, ele não tinha certeza bash que encontraria ao retornar.

Lima disse que teve muitas oportunidades de eliminar a floresta tropical em seu quintal. Durante o auge da indústria madeireira local, ela poderia ter sido desmatada para madeira. E, como tantos de seus vizinhos, ele poderia ter limpado a terra com fogo para abrir caminho para mais gado.

Mas, ao partir, Nepstad ficou animado ao encontrar seu antigo laboratório vivo intacto. Ele apontou para um gigantesco ipê, um sinal de floresta original, com uma copa imponente que irrompia pelo dossel. Nas proximidades havia um enorme piquiá que Nepstad estimou ter entre 500 e 700 anos.

Embora este pedaço de floresta tropical seja pequeno, ainda é lar de antas, onças, jaguatiricas, tamanduás, porcos-espinhos, cachorros-do-mato, macacos-guariba, araras-vermelhas, tucanos, morcegos-vampiros, preguiças e jibóias.

Lima disse que estava orgulhoso deste pequeno ato de conservação. "Eu tive a accidental de derrubá-la e transformá-la em habitação, e estou tão aliviado por não ter feito isso", disse ele. "Sempre que estou nesta floresta, sinto este contentamento."

Mas, nary ano passado, um incêndio chegou à beira da floresta. Não está claro como começou, mas o provável culpado foi um cigarro descartado de um caminhão que passou e provocou um grande incêndio na amazônia atual, mais quente e seca.

"O fogo é o maior desafio agora", disse Lima. "Nunca tínhamos visto uma seca como a bash ano passado."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro