1 ano atrás 53

Ciro Gomes critica Camilo Santana pela liberação de cursos de medicina

Ciro Gomes critica Camilo Santana pela liberação de cursos de medicina Ciro Gomes critica Camilo Santana pela liberação de cursos de medicina

O ex-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) publicou nas redes sociais na 6ª feira (17.nov.2023) um trecho de uma entrevista em que se refere ao ministro da Educação, Camilo Santana, como a “maior decepção” e o “maior traidor da história”.

A entrevista foi feita dentro da sua plataforma “Brasil Desvendado”, em que o político responde questionamentos do público. Ciro havia sido questionado sobre a decisão do MEC (Ministério da Educação) de abrir novos cursos de medicina em todo Brasil quando mencionou Camilo.

“O atual ministro da Educação, que é um cearense aqui ilustre, para mim é a maior decepção, maior traidor da história. Enfim, esse é um assunto paroquial aqui, autorizou a abertura de 95 novos cursos de medicina todos privados”, disse o pedetista.

Os 2 políticos do Ceará já foram aliados, mas romperam em 2022 depois de discordarem sobre a chapa que iria concorrer ao governo do Estado. A discussão envolveu o senador Cid Gomes (PDT-CE), que ficou do lado de Camilo.

Por uma decisão de Ciro, então candidato a presidente, a ex-governadora Izolda Cela não poderia ter concorrido à reeleição. Ela havia assumido o cargo deixado por Camilo, que saiu para disputar o Senado. Cid queria que Izolda fosse a candidata.

Leia mais

  • Associações pedem suspensão de edital para cursos de medicina;
  • MEC limita vagas em cursos de medicina em faculdades privadas;
  • Gilmar veta novas vagas de medicina que ignorem Mais Médicos;
  • Entenda a guerra judicial de bilhões entre cursos de medicina;
  • Ideia é criar cursos de medicina onde faltam médicos, diz Camilo.

A então governadora decidiu deixar o partido e apoiou o nome do PT na disputa, Elmano de Freitas, que acabou sendo eleito no 1º turno, com 54% dos votos. Na época, Ciro amargou também uma derrota nacional, com 3% dos votos.

A publicação do ex-presidenciável se deu no mesmo dia em que o ministro da Educação sinalizou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a possibilidade de Cid se filiar ao PT. Os 2 irmãos brigam por poder dentro do PDT no Ceará e o senador dá indícios que deve deixar a sigla.

NOVOS CURSOS DE MEDICINA

O MEC junto ao Ministério da Saúde lançou em outubro um edital que permite a abertura de 95 cursos de medicina, somando 5.700 vagas , em 1.1719 cidades do Brasil.

No Ceará, serão 10 novos cursos. Para Ciro, os novos cursos não têm qualidade e serão ofertados com uma mensalidade elevada. O pedetista disse que a política vai causar mais gastos aos cofres públicos, porque a União teria que subsidiar os valores por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

“Sabe quanto custa a mensalidade de um curso sem nenhuma exigência de qualidade mínima, dez, doze mil reais. Sabe quem vai pagar isso? O Tesouro Nacional, esse é o socialismo do PT”, declarou na entrevista.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro