O Claude.AI, modelo de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela Anthropic, vai receber uma série de atualizações. Dentre as novidades, estão os recursos de pesquisa aprimorada e de integração com o Google Workspace, o que tornará o Claude um assistente de IA para tarefas que envolvem os serviços do Google. Além disso, rumores indicam que haverá a implementação do Modo Voz na ferramenta. As novidades prometem tornar o chatbot versátil e integrado ao dia a dia dos usuários, o que vai rivalizar o Claude.ai com o ChatGPT, da OpenAI, e outros chatbots como o Microsoft Copilot e o Gemini Google. A seguir, confira as novidades.
Claude.AI terá atualizações como inserção do modo voz; veja quem tem acesso — Foto: Divulgação/Claude.ai
Modo Pesquisa do Claude.AI: confira detalhes sobre a novidade — Foto: Divulgação/Anthropic O Modo Pesquisa do Claude.AI pretende entregar ao usuário respostas mais completas e analíticas. A ferramenta foi anunciada meses após o ChatGPT e o Google terem anunciado a chamada Deep Research, funcionalidade que faz uma pesquisa aprofundada antes dar uma resposta para o comando do usuário. Agora, o sistema do Claude irá conduzir múltiplas buscas interconectadas e explorar diferentes ângulos da pergunta para abordar questões de forma sistemática.
Como resultado, o chatbot dará respostas completas e contextualizadas, acompanhadas de citações verificáveis para garantir confiabilidade. Segundo a Anthropic, com velocidade e qualidade, o Claude vai fazer análises abrangentes em minutos e se tornará um aliado eficiente para tarefas profissionais que exigem precisão e agilidade. Essa função já está disponível na versão beta para usuários dos planos Max, Team e Enterprise nos Estados Unidos, Japão e Brasil.
Integração com o Google Workspace
Integração do Claude.AI com o Google Workspace — Foto: Divulgação/Anthropic Outra atualização é a incorporação de informações do Gmail, Google Docs, Google Agenda e outros serviços do Google. Com a integração no Google Workspace, o Claude poderá acessar e-mails com segurança, analisar documentos e verificar compromissos da agenda. Dessa forma, a IA consegue eliminar a necessidade de fazer uploads manuais de arquivos ou repetir informações sobre seu trabalho e cronograma.
Quando habilitada, esta função do Claude utiliza um índice especializado dos documentos da organização para encontrar as informações necessárias — mesmo que estejam em arquivos extensos ou distribuídos em vários arquivos. Essa tecnologia emprega técnicas seguras de geração aumentada por recuperação (RAG), o que permite que o Claude pesquise em todo o ecossistema de documentos sem exigir que o usuário especifique arquivos exatos.
Segundo a empresa, estará mantida a confidencialidade do conhecimento da organização enquanto fornece respostas precisas. A conexão com o Google Workspace está em teste para assinantes pagos, mas empresas dos planos Team e Enterprise precisam liberar o acesso para os funcionários usarem o recurso.
Segundo o site Bloomberg, a Anthropic está se preparando para introduzir um “modo de voz” para rivalizar com o modelo do ChatGPT. A atualização tem previsão de anúncio para este mês e poderá ser lançada com três vozes: Airy, Mellow e Buttery. Inicialmente, o recurso estaria disponível em Inglês. A Anthropic foi fundada por ex-funcionários da OpenAI, tornando a empresa uma forte concorrente em relação às funções das IAs.
Disputas no mercado de IA
Com essas novidades, a Anthropic busca competir com rivais como ChatGPT, Gemini Google e Microsoft Copilot, que já oferecem funções similares. A adição dos recursos de voz e busca em tempo real podem ser um diferencial para atrair mais usuários, em especial aqueles que buscam uma inteligência artificial dinâmica e integrada a tarefas cotidianas.
A expectativa é que a empresa divulgue mais detalhes sobre essas funcionalidades nos próximos meses. Enquanto isso, usuários podem testar as versões atuais do Claude.AI no site “https://claude.ai” (sem aspas) ou nos aplicativos disponíveis para Android, iOS (iPhone), Windows e macOS.
Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês
3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
10
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/w/JnVPxSSPWwJHZ27YtF5g/pexels-sergey-meshkov-8481931.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/e/e/jvJ54rTVubHzLoYABbtQ/huru-on-desktop-web.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/f/K/lW0O5eRKCqOa2B3i37Vg/2.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro