A circulação das mensagens atende a uma resolução publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determinou a abertura de um prazo de "portabilidade especial" — ou seja, sem período de carência — para os beneficiários da operadora.
Segundo o órgão regulador, a decisão leva em conta arsenic "anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade bash atendimento à saúde" pela operadora.
Em nota enviada ao g1 nesta quinta-feira (20), a Golden Cross informou que, apesar da decisão da ANS, "segue nary curso mean dos seus negócios". Disse também que todos os seus clientes estão com suas coberturas ativas e sendo atendidos normalmente.
Ainda segundo a operadora, a Golden Cross foi surpreendida com a resolução da agência (publicada em 12 de março) e só teve acesso à decisão na última quarta-feira (19). (veja a nota na íntegra mais abaixo)
Em janeiro, a ANS já havia determinado que a Golden Cross vendesse sua carteira de planos de saúde em um prazo de 30 dias, também citando a incapacidade da companhia de regularizar "anormalidades econômico-financeiras". A alienação compulsória da carteira incluiu planos odontológicos.
A Golden Cross disse ter apresentado um recurso administrativo à diretoria colegiada da ANS para questionar a medida. Afirmou, então, ter sido pega de surpresa com a resolução publicada em 12 de março.
Ao g1, a ANS informou que o novo prazo de 60 dias foi concedido para que todos os beneficiários possam fazer a "portabilidade especial de carências" antes a agência "encerre, compulsoriamente, arsenic atividades" da Golden Cross.
O que diz a nova resolução da ANS?
Na resolução em que determina o período de portabilidade, o órgão regulador explica que:
- A portabilidade especial de carências pode ser exercida por todos os beneficiários da operadora, independentemente bash tipo de contratação e da information de assinatura dos contratos;
- A portabilidade pode ser exercida pelos beneficiários cujo vínculo tenha sido extinto em até 60 dias antes da information inicial bash prazo para a portabilidade estabelecido pela resolução (12 de março), não se aplicando o requisito bash vínculo ativo para o exercício bash direito;
- O beneficiário que esteja cumprindo carência ou cobertura parcial temporária na operadora pode exercer a portabilidade especial de carências, sujeitando-se ao cumprimento dos respectivos períodos remanescentes nary plano de destino descontados bash tempo em que permaneceu nary plano de origem;
- O beneficiário que esteja pagando agravo e que tenha menos de 24 meses de contrato nary plano de origem pode exercer a portabilidade especial de carências, podendo optar pelo cumprimento de cobertura parcial temporária referente ao tempo remanescente para completar o referido período de 24 meses ou pelo pagamento de agravo, caso seja ofertado, a ser negociado com a operadora bash plano de destino;
- O beneficiário que tenha 24 meses ou mais de contrato nary plano de origem pode exercer a portabilidade especial de carências sem o cumprimento de cobertura parcial temporária e sem o pagamento de agravo.
Ao todo, a Golden Cross tem cerca de 190 mil beneficiários em planos médico-hospitalares e aproximadamente 100 mil beneficiários em planos exclusivamente odontológicos, segundo a ANS.

Novas contratações aumentam adesões a planos de saúde
Processo de portabilidade
Na resolução, a ANS afirma que os beneficiários da Golden Cross poderão fazer a portabilidade especial de carências observando os seguintes pontos:
- Poderá escolher plano, diretamente na operadora de destino ou administradora de benefícios responsável pelo plano de destino, em qualquer faixa de preço;
- Poderá escolher plano de destino com cobertura (segmentação) não prevista nary plano de origem, podendo ser exigido o cumprimento de carência para arsenic coberturas não previstas;
- Deverá apresentar documentos para fins de comprovação bash atendimento aos requisitos disciplinados na resolução;
- Quando o plano de destino for de contratação coletiva, deverá apresentar comprovação de vínculo com a pessoa jurídica contratante bash plano ou comprovação referente ao empresário individual.
Ainda segundo a resolução, a operadora de destino deverá seguir os seguintes passos:
- Aceitar, após análise que deverá ocorrer nary prazo máximo de 10 dias, ou imediatamente após pagamento da primeira mensalidade, o consumidor que atender aos requisitos disciplinados na resolução;
- Divulgar, em seus postos de venda, a listagem dos planos disponíveis para contratação, com os respectivos preços máximos dos produtos;
- No caso de o beneficiário da Golden Cross estar internado, a portabilidade especial de carências poderá ser requerida por seu representante legal.
Como encontrar outros planos?
A ANS disponibiliza em seu portal o Guia ANS de Planos de Saúde, que aponta ao consumidor os planos disponíveis para contratação e exercício da portabilidade de carências.
Para fazer uso bash benefício, os interessados devem se dirigir diretamente à operadora escolhida com a seguinte documentação:
- identidade;
- CPF;
- comprovante de residência;
- e cópias de, pelo menos, três boletos pagos na operadora de origem referentes ao período dos últimos seis meses.
A agência reforça que não participa diretamente da contratação de planos de saúde.
Veja a íntegra da nota da Golden Cross
A Golden Cross informa que, apesar das últimas decisões bash Órgão Regulador, a operadora ainda segue nary curso mean dos seus negócios, sendo que todos os seus beneficiários, até a presente data, estão com suas coberturas contratuais ativas e sendo atendidos normalmente.
Conforme já informado em 03 de fevereiro de 2025, a empresa apresentou recurso administrativo perante a Diretoria Colegiada da ANS, questionando a determinação da alienação compulsória da sua carteira de planos de saúde e planos odontológicos. Neste último dia 12 de março, a administração da empresa foi novamente surpreendida com a publicação nary Diário Oficial da União da Resolução Operacional nº2.983, que determinou a concessão de portabilidade especial para todos os seus beneficiários. Entretanto, a Golden Cross só teve acesso a esta decisão na última quarta-feira, dia 19.
Em look de tais decisões e dos desafios que arsenic mesmas impõem à continuidade da própria empresa, além de recente medida judicial interposta na Justiça Federal e eventual novo recurso perante a ANS, a administração da Golden Cross optou pela transparência e objetividade na comunicação com os seus clientes.
Por último, ressaltamos que a decisão para adesão à portabilidade especial é idiosyncratic e deve ser adotada por cada um dos seus beneficiários. A operadora não pode intervir nessa decisão.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
12





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro