1 semana atrás 3

Cloudflare caiu: falha no servidor gera memes nas redes; confira

O servidor da Cloudflare está fora do ar hoje (18). Segundo o Downdetector, portal que monitora o funcionamento de serviços online, o problema na infraestrutura da Cloudflare começou por volta das 8h50 da manhã, no horário de Brasília. Centenas de aplicativos e plataformas ficaram fora do ar simultaneamente. A pane, que durou aproximadamente uma hora, impactou serviços populares como X (antigo Twitter), ChatGPT, Canva, Discord, Amazon, gov.br e diversas outras aplicações que dependem da infraestrutura de segurança da Cloudflare.

No Google Trends, pesquisas como "cloudflare fora do ar", "x não funciona", "chatgpt down", "a internet caiu" e mais estão com aumento repentino devido à falha. Confira abaixo a reação dos internautas em relação à queda dos aplicativos e entenda o caso.

ChatGPT e X sofrem QUEDA após falha em serviço de nuvem! Entenda!

ChatGPT e X sofrem QUEDA após falha em serviço de nuvem! Entenda!

O que causou a falha na Cloudflare?

 TechTudo Cloudflare caiu: falha no servidor gera memes nas redes; confira — Foto: Arte: TechTudo

A falha no servidor da Cloudflare teve origem em um "pico de tráfego invulgar" que gerou erros 500 e também o aviso "desbloqueie challenges.cloudflare.com" em seus serviços. A empresa confirmou problemas em seu painel de controle (Dashboard) e na Interface de Programação de Aplicativos (API), impedindo que os serviços se comunicassem adequadamente com a rede de proteção.

Especialistas apontam que o incidente reflete a dependência crítica da internet moderna em relação a poucos provedores de infraestrutura. A Cloudflare atua como uma camada de proteção e aceleração entre o usuário e o servidor dos sites, ajudando a protegê-los de ataques DDoS que poderiam sobrecarregá-los com tráfego. Quando esse serviço falha, o efeito é devastador e em cadeia. Ao mesmo tempo, não é simples sair dessa dependência. Lucas Ruiz Balconi, advogado, Doutor em Direito pela USP e especialista em Direito Digital explica os motivos:

"As empresas usam serviços como a Cloudflare por três motivos: Segurança, Latência e Custo. Montar uma infraestrutura própria capaz de aguentar um ataque hacker, por exemplo, ou entregar conteúdo rápido para um usuário no Japão e outro no Brasil simultaneamente é economicamente inviável para 90% das empresas. A nuvem "terceiriza" essa complexidade".

A questão central é que a infraestrutura digital global se tornou uma cadeia altamente interdependente, onde a falha em um ponto crítico gera efeitos em cascata. Segundo o Ponemon Institute, interrupções de serviço em infraestruturas críticas como essa têm um custo médio estimado de US$ 9.000 por minuto para corporações de grande porte.

Entre os relatos mais frequentes:

  • X (ex-Twitter): Feed não carregava, mensagens de erro ao atualizar
  • ChatGPT e serviços da OpenAI: API e site oficial fora do ar
  • League of Legends e Valorant (Riot Games): Problemas de login
  • Canva, Discord, Amazon: Instabilidade generalizada
  • Sites brasileiros: Portais de notícias, gov.br em algumas regiões, bancos e e-commerces

Até o DownDetector ficou fora do ar por alguns minutos – a ferramenta que monitora quedas foi vítima da própria queda que monitorava.

Memes e piadas sobre o apagão no X (antigo Twitter)

Como é tradição quando grandes serviços caem, os internautas não perderam tempo em criar memes e piadas sobre a situação:

Historicamente, a Cloudflare já enfrentou falhas semelhantes:

  • Julho de 2019: Bug no software derrubou sites por até 30 minutos
  • Junho de 2022: Falha afetou 19 data centers responsáveis por parcela significativa do tráfego global
  • Agosto de 2025: Tráfego de um único cliente saturou conexões com AWS us-east-1

A repetição desses eventos levanta questões sobre a necessidade de uma maior diversificação da infraestrutura digital para garantir a estabilidade da economia, que hoje depende integralmente do funcionamento contínuo da internet. A internet, apesar de parecer descentralizada, depende de poucas empresas para funcionar. Usuários de diversos países como França, Ucrânia, Grécia, Filipinas, Singapura, Nova Zelândia e Brasil relataram os mesmos problemas simultaneamente.

Por volta das 9h37 (horário de Brasília), a Cloudflare informou: "Vemos que nossos serviços estão se recuperando, mas os clientes podem continuar observando taxas de erro acima do normal enquanto prosseguimos com os esforços de correção."

Em nota oficial, a Cloudflare reconheceu a falha e informou que estava ciente do problema que afeta diversos clientes. A empresa declarou que está investigando ativamente a causa dos erros generalizados.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro