1 semana atrás 3

Cloudflare: para que serve? Entenda serviço de hospedagem que caiu hoje

O Cloudflare, serviço que oferece hospedagem em nuvem para diversos sites, está fora do ar nesta terça-feira (18). A queda afeta alguns aplicativos e softwares específicos como: ChatGPT, Discord, Steam e X (antigo Twitter). Diversos usuários relataram dificuldade em acessar alguns serviços online por conta da instabilidade. Em nota oficial, a empresa reconheceu a falha e informou que está ciente do problema que afeta diversos clientes. A empresa declarou que está investigando ativamente a causa dos erros 500 generalizados, bem como as falhas em seu próprio Painel de Controle (Dashboard) e API.

ChatGPT e X sofrem QUEDA após falha em serviço de nuvem! Entenda!

ChatGPT e X sofrem QUEDA após falha em serviço de nuvem! Entenda!

 Gisele Barros/TechTudo Instabilidade no Cloudflare afeta mais de 500 sites nesta terça-feira (18) — Foto: Gisele Barros/TechTudo

A Cloudflare é uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) e uma plataforma de segurança considerada crucial para a infraestrutura da web. Ela atua como um proxy reverso inteligente, roteando o tráfego dos sites por uma vasta rede de servidores distribuídos globalmente. Este sistema não só otimiza a velocidade de carregamento das páginas, reduzindo a demora para usuários em qualquer lugar do mundo, mas também oferece um sistema de proteção contra uma ampla gama de ameaças cibernéticas, como os destrutivos ataques de DDoS (negação de serviço distribuída).

Segundo Kenneth Côrrea, professor da FGV e especialista em tecnologias emergentes, a Cloudflare funciona como um "pedágio" virtual, que intermedeia o tráfego entre as buscas dos usuários e a chegada deles até os sites. Quando o serviço para de funcionar, é como se o pedágio ainda estivesse ali, mas o tráfego fosse interrompido e isso impede o acesso aos endereços eletrônicos. Além disso, o software também traz uma camada de segurança para a navegação online, evitando ciberataques.

Por ser uma CDN, Content Delivery Network, a Cloudflare consegue gerar conteúdos mais próximos dos usuários. A companhia conta com bases em diversos locais do mundo, onde os dados são transmitidos para essas bases. Ou seja, ao invés de você precisar ir até uma localidade específica para consumir um conteúdo fresco e voltar, os sites contam com cópias recentes no servidor brasileiro. Por isso que a Cloudflare também atua como CDN, otimizando o tráfego na web e, por isso, quando uma infraestrutura dessa para de funcionar, o pedágio interrompe a navegação.

Mais recente Próxima Como instalar o driver Bluetooth para Windows 11? Saiba ativar aparelhos
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro