1 semana atrás 3

Com Bolsa em alta e dólar comportado, mercado projeta reta final de 2025

Imagem
Imagem: Queda de juros nos EUA alimenta fluxo de recursos para Bolsa e ajuda a manter dólar comportado ante real, segundo profissionais de mercado

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, entra no último bimestre do ano com potencial para seguir buscando novos recordes de pontuação, mesmo após subir quase 25% desde janeiro, graças à queda dos juros nos Estados Unidos e à expectativa de que o Banco Central do Brasil siga o mesmo caminho por aqui em breve. Segundo profissionais de mercado, esse cenário alimenta o fluxo de investimentos dos estrangeiros para o mercado brasileiro, amplia o apetite por ações brasileiras e, de quebra, ainda deve ajudar a manter o dólar comportado ante o real.

O que aconteceu

Bolsa tem espaço para sustentar ciclo de alta. Mesmo após subir mais de 24% neste ano, o melhor desempenho desde 2019, e bater sucessivos recordes de pontuação, o Ibovespa tem espaço para sustentar a tendência positiva, apontam profissionais de mercado. Para gestores de recursos, a queda de juros nos Estados Unidos, já em andamento, e a expectativa de que o Banco Central do Brasil comece também a afrouxar a política monetária em breve vão estimular investidores estrangeiros e locais a manterem uma maior fatia da renda variável na carteira.

Há gatilhos positivos para a Bolsa seguir em alta até o fim do ano, especialmente a continuidade do ciclo de corte de juros nos Estados Unidos e a mudança de tom do Banco Central brasileiro, que deve abrir espaço para uma nova rodada de reduções na Selic. Claro que isso não elimina a volatilidade no caminho. Mas em uma perspectiva mais ampla, reforça sinais de manutenção do bom momento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro