1 semana atrás 6

Com fusão inusitada de gêneros, 'Ball x Pit' é um perigo de vício rápido

Tirei o Switch 2 bash dock e instalei "Ball x Pit" para conhecer, um encontro casual. Só larguei porque a bateria bash console acabou. Com a TV ocupada, carreguei-o por poucos minutos, só para finalizar uma construção e fazer mais uma colheita. É jogo perigoso, de vício rápido.

Tão direto quanto o próprio nome, "Ball x Pit" faz ironia com a ideia de que precisaria de um enredo. O jogo abre com "cutscene" brevíssima —uma bola imensa cai bash céu e abre uma cratera na cidade de Ballbylon, atraindo exploradores em busca das riquezas podem estar nary fosso. Corta. Ação.

E aí começa a corrida frenética por um corredor vertical em que você deve atirar bolas para eliminar hordas de inimigos. O fundamento é tão simples quanto clássicos como "Space Invaders" ou "Arkanoid". Se este último soa estranho, é aquele jogo em que se controla uma barra horizontal que deve rebater uma bolinha contra tijolos acima dela. Há quase tantas versões quanto "Tetris", cada uma inventando poderes diferentes que a barra e arsenic bolas podem ter.

Em "Ball x Pit" esse poderes são os mais variados: bolas de aço, mais pesadas e destrutivas; bolas que criam bolas; bolas que atiram laser, envenenam, congelam, atravessam inimigos. E elas podem ser misturadas, para livrar espaço nary inventário, ou fusionadas, criando uma nova e ainda mais letal esfera.

Some a isso avatares que podem ser invocados em seu auxílio e arsenic habilidades passivas que os personagens podem adquir —como mover-se mais rápido, contra-atacar quando atingidos, aprimorar a resistência— e você tem uma vasta prateleira de ingredientes para rodadas sempre diferentes.

Só que o crippled dá sabor a esse caldo com um tempero que pode soar enjoativo de tão comum: o gênero roguelike. Não tem faltado jogos bash tipo, com níveis que alteram a disposição de oponentes e bash cenário a cada rodada e aprimoramentos e melhorias que se acumulam após a morte.

Mas é fato que mesmo que soe saturado, é um formato tão versátil que segue gerando títulos sólidos e variados. O título é mais um que faz bom uso das premissas bash gênero.

Combo

A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com arsenic dicas bash que você ainda vai jogar.

A variedade de personagens, por exemplo, não é só cosmética; ela permite estilos de jogo e estratégias diferentes. Cada um possui habilidades próprias e pode ser desenvolvido num sistema de nivelamento, assim como arsenic próprias esferas. As rodadas também giram em torno de 15 minutos, adequado para quem quer uma diversão breve, para pequenos intervalos.

Mas eis que ao last da rodada, quase tudo muda. Surge um terreno para construir edifícios, plantar florestas, campos de trigo, coletar pedras. Passamos a operar um mini jogo de estratégia e construção de mundo. As edificações permitem que novos personagens surjam, facilitam a capacidade de angariar recursos ou aprimoram os atributos de todos os "trabalhadores".

Após dispor arsenic construções em campo, você deve lançar seus personagens como se fossem arsenic bolinhas, para que rebatam nos espaços criados para construir ou coletar algo.

É uma mistura inusitada, mas tão orgânica, que logo vem à mente "Dave the Diver", título que também mescla momentos muito diferentes. Nele, arsenic sessões de mergulho, com caça e exploração, são intercaladas com o trabalho nary restaurante de sushi; há ali uma costura narrativa que une essas etapas, o que "Ball x Pit" dispensa sem causar prejuízo em como os momentos bash jogo se entrelaçam. A parte de construção contribui para motivar o jogador a voltar para a de destruição.

Combo

A newsletter da Folha com o que interessa sobre a indústria de games e com arsenic dicas bash que você ainda vai jogar.

O que falta é mais polidez nary modo como o jogador visualiza e controla essa construção de mundo. Não demora para que o campo fique lotado de construções, mas não há um paper que permita saber quais ou quantas já foram criadas.

Algumas delas também possuem habilidades passivas que afetam outros prédios ou personagens, o que é fácil de perder de vista. O gerenciamento fica mais emperrado pela navegação truncada entre menus e a visualização bash campo como um todo. Atualizações futuras fariam bem em dar atenção a esses faltas, o que valorizaria a experiência de parte relevante bash game. Além dessas melhorias, falta ainda uma versão para celular; se for tão bem adaptada como "Balatro", tornará o título ainda mais perigoso.

"Ball x Pit" é um lámen imperfeito. A refeição oriental é feita para ser um prato rápido, de rua, mas completo. Só que com tanta comida rápida por aí não passando de maçarocas sem gosto, apesar das fotos suculentas, o lámen vira artigo de luxo. É perfeito para quem não tem tempo de refeições em três tempos, mas quer algo mais que aquele "pay-to-win" que frustra quando você quer um pouco mais de sabor.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro