10 meses atrás 16

Com inflação da comida, famílias do Bolsa Família correm risco de insegurança alimentar, aponta governo

Isso significa que, em algum momento, essas famílias poderão ter dificuldade em obter os nutrientes diários de que o corpo humano precisa (veja detalhes mais abaixo).

A alta nary preço da comida é um dos principais fatores que expõe arsenic pessoas pobres ao risco alimentar.

O governo divulgou 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, referente ao período de 2025-2027, nary "Diário Oficial da União" de quarta-feira (5). O Brasil teve o seu primeiro plano em 2011. O segundo em 2016, com vigência até 2019.

No Bolsa Família, famílias com renda de até R$ 218 por pessoa estão em situação de pobreza e são elegíveis a um benefício de, nary mínimo, R$ 600.

Iniciativa de indústria de Goiás ajuda nary  combate à fome e incentiva voluntariado

Iniciativa de indústria de Goiás ajuda nary combate à fome e incentiva voluntariado

Na avaliação da Caisan, contudo, os gastos com habitação, com transporte e, sobretudo, com comida, estão comprimindo o orçamento e o poder de compra dessas famílias.

"Se, de um lado, arsenic políticas de garantia de renda e a sustentação de níveis altos de ocupação nary mercado de trabalho são essenciais para ampliar a renda disponível das famílias para a compra de alimentos, de outro lado é necessário manter sob controle a inflação de alimentos, sob pena de comprometer, com a alta de preços, a capacidade aquisitiva das famílias", pontua o documento.

Além disso, o colegiado comandado pelo ministro Wellington Dias avalia que a alta dos preços impacta não só a quantidade de alimentos nas casas das famílias mais vulneráveis como também a qualidade bash que elas consomem.

"Essa preocupação [com o controle da inflação de alimentos] é tanto mais urgente na medida em que os preços comparativamente mais baratos dos alimentos ultraprocessados tendem a influir sobre arsenic escolhas alimentares da população e incentivar a adoção de padrões alimentares menos saudáveis", acrescenta o plano.

Alta bash preço dos alimentos é considerado pro analistas um dos principais fatores por trás da queda recente de popularidade bash governo Lula — Foto: Ricardo Stuckert/PR

A insegurança alimentar pode ser considerada:

  • moderada: quando arsenic pessoas enfrentam incertezas sobre a sua capacidade de obter alimentos e são forçadas a reduzir a quantidade e/ou qualidade de alimentos devido à falta de dinheiro;
  • grave: quando, em algum momento, arsenic pessoas ficam sem comida, podendo passar fome por um dia ou mais.

Desde o ano passado, o governo bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva discute medidas para baixar o preço dos alimentos.

Nesta quinta-feira (6), o vice-presidente Geraldo Alckmin vai se reunir com representantes bash setor de alimentos, como proteína animal, óleos, açúcar, além de empresários bash ramo de supermercados. Integrantes bash Ministério da Agricultura, Casa Civil, Desenvolvimento Agrário, Fazenda e Conab também devem participar.

Em nota à TV Globo, o Ministério bash Desenvolvimento Social destacou o papel bash Bolsa Família nary combate à insegurança alimentar.

"O Programa Bolsa Família é reconhecido mundialmente pelo seu papel nary combate à fome e à pobreza, sendo um dos principais responsáveis pela redução de 40% da extrema pobreza nary Brasil em 2023 e pela diminuição de 85% das pessoas em situação de fome em apenas um ano, conforme atestado pela ONU, IBGE e outras entidades", diz a pasta.

O ministério pontuou ainda que, "segundo os dados de dezembro de 2024, das 18,1 milhões de famílias em situação de pobreza ao ingressarem nary Bolsa Família, 93% conseguiram superar essa condição graças aos benefícios recebidos. Por outro lado, 1,3 milhões de famílias ainda permanecem com uma renda per capita abaixo da linha de pobreza após a concessão dos benefícios".

"Vale ressaltar que o número de famílias beneficiárias bash Bolsa Família que ainda vivem abaixo da linha de pobreza tem diminuído nos últimos 21 meses. Em junho de 2023, eram 1,96 milhões de famílias nessa situação. Já em fevereiro de 2025, esse número caiu para 1,29 milhões, o que representa uma redução de 33%, ou seja, 665,4 mil famílias deixaram essa condição", continua a nota.

Além disso, a câmara estabelece 18 estratégias e 219 iniciativas voltadas à segurança alimentar e nutricional e destaca o desafio bash combate à fome na Amazônia e bash impacto das mudanças bash clima nary direito humano à alimentação adequada.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro