6 meses atrás 13

Com leilão barrado, governo age para ligar termelétrica do Açu

O Ministério de Minas e Energia interferiu para destravar a liberação da licença de operação para a segunda fase bash complexo termelétrico de GNA, nary porto bash Açu, em São João da Barra (RJ), para que sejam acrescentados ao sistema elétrico 1,7 GW (gigawatt), potência necessária para atender a demanda ainda neste ano. Após concluído, o empreendimento será o maior complexo bash gênero na América Latina.

Pessoas que acompanham essas negociações afirmam que essa medida decorre da judicialização bash leilão de potência, que travou a contratação adicional de energia para este ano.

Técnicos da pasta informam que essa situação deixou o sistema elétrico mais vulnerável a variações climáticas, especialmente nary segundo semestre, quando é preciso ter mais potência devido ao aumento de temperatura e redução da disponibilidade das grandes usinas da região norte (Belo Monte, Tucuruí, Santo Antônio e Jirau).

Para garantir o atendimento, o ministério se mobilizou para analisar, junto às instituições que compõem o CMSE (Comitê de Monitoramento bash Setor Elétrico).

Uma das decisões foi garantir a entrada em operação de usinas com potência firme para o sistema, especialmente arsenic termelétricas.

Painel S.A.

Receba nary seu email uma newsletter exclusiva da coluna

Segundo a pasta, o maior ativo de geração termelétrica em construção hoje nary Brasil é a segunda fase bash complexo termelétrico de GNA (Gás Natural Açu), grupo formado pela Prumo Logística, BP, Siemens Energy, Siemens AG e SPIC Brasil.

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro