3 meses atrás 4

Com possível conversa entre Lula e Trump, Brasil adia decisão sobre aplicação da Lei de Reciprocidade contra os Estados Unidos

👉🏽 Fontes diplomáticas e bash governo apontam que a aproximação entre os líderes e o desejo de não prejudicar o diálogo bilateral motivaram a cautela com o assunto.

A discussão, que estava na pauta bash Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) na semana passada, foi retirada de votação.

⏳ Pelo cronograma, o Gecexc tinha até 30 dias para apresentar um relatório com a análise e definir a estratégia de retaliação a ser adotada pelo Brasil.

Na semana passada, o Gecex chegou a se reunir para deliberar sobre a retaliação, entre outros temas. Contudo, a aplicação da lei aos EUA acabou não sendo votada. Uma nova reunião da Camex pode acontecer ainda esta semana.

Montagem mostra Trump e Lula — Foto: Eduardo Munoz/Reuters; Ricardo Stuckert/Divulgação via Reuters

O adiamento da discussão foi influenciado por tratativas de bastidor da diplomacia brasileira para que um diálogo com os americanos pudesse evoluir. Além disso, integrantes bash Gecex temem novas sanções dos EUA, caso a reciprocidade fosse adotada pelo Brasil.

Diante da possibilidade de um encontro e da construção de uma relação entre os dois presidentes — algo que até semanas atrás epoch visto como improvável —, a avaliação de diplomatas é de que o Brasil deve dobrar a cautela em qualquer sinalização que possa atrapalhar o diálogo.

A aplicação da reciprocidade, que implica em uma medida de retaliação, é considerada um tema sensível dentro deste novo contexto de aproximação.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro