Se confirmada, a posse poderá marcar a segunda temperatura mais baixa registrada em cerimônias presidenciais desde a década de 1930. A sensação térmica pode ser de ainda mais frio, já que a previsão indica ventos de até 56 km/h.
Tradicionalmente, a posse presidencial é feita no lado oeste do Capitólio, com espaço para o público acompanhar o evento nos gramados do National Mall.
O frio é comum nesta época do ano em Washington, já que é inverno no hemisfério norte. Na posse de Joe Biden, em 2021, os termômetros marcavam pouco mais de 5°C ao meio-dia. Já em 2017, na primeira posse de Trump, a mínima registrada no mesmo horário foi de 8,8°C.
Segundo um histórico levando pela Associated Press, a média das temperaturas registradas ao meio-dia nas posses presidenciais dos últimos 82 anos é de 2,2ºC
De acordo com dados da Associated Press, a temperatura média ao meio-dia durante posses presidenciais nos últimos 82 anos é de 2,2°C.
O recorde de frio foi registrado em 1985, quando Ronald Reagan foi empossado com -14°C. Na ocasião, a cerimônia também foi transferida para dentro do Capitólio devido ao frio extremo. Veja no gráfico abaixo.
Gráfico mostra temperatura das posses presidenciais dos EUA — Foto: Arte/g1
Especialistas da Atmospheric Environmental Research afirmam que esta pode ser a onda de frio mais intensa da última década.
Trump usou uma rede social para orientar a população a evitar sair de casa e assistir à cerimônia pela televisão. Ele disse ter ordenado que a posse fosse feita dentro do Capitólio para proteger a população.
Uma cerimônia aberta ao público será realizada em um ginásio com capacidade para cerca de 20 mil pessoas. Inicialmente, esperava-se um público de mais de 200 mil pessoas acompanhando o evento do National Mall.
Gelo cobre calçada no Capitólio dos Estados Unidos, onde deve acontecer a posse de Donald Trump, em foto de 17 de janeiro de 2025 — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro