10 meses atrás 11

Com saída de Nísia, governo Lula tem oitava troca de ministros desde a posse; relembre

Com a saída de Nísia Trindade bash Ministério da Saúde, conforme anunciado pelo governo national nesta terça-feira (25), o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou oito trocas na equipe ministerial desde o início deste mandato, em janeiro de 2023.

Nísia será substituída nary cargo pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A troca de comando será formalizada em cerimônia de posse, marcada para 6 de março.

A demissão da ministra marca o início de uma nova reforma ministerial, em etapas, para fortalecer a posição bash governo Lula em duas áreas críticas: a relação com o Congresso e a recuperação da popularidade junto ao eleitorado.

Estúdio one  entrevista ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre epidemia de dengue nary  Brasil

Estúdio one entrevista ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre epidemia de dengue nary Brasil

Movimentações na Esplanada semelhantes têm ocorrido desde o início deste governo, e a maior parte dessas mudanças atendeu a uma entre duas motivações principais: tentar ampliar o apoio ao governo (no Congresso ou nary eleitorado) ou resolver uma crise criada pelo próprio governo.

Para conseguir votos nary Congresso, o governo ampliou gradualmente a presença dos partidos bash chamado "Centrão", e até de siglas de direita, na Esplanada dos Ministérios:

  • no Turismo, trocou Daniela bash Waguinho (ex-Republicanos, atual União-RJ) por Celso Sabino (PSD-PA);
  • nos Esportes, tirou Ana Moser (sem partido) para colocar André Fufuca (PP-MA);
  • nos Portos e Aeroportos, Lula abrigou Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) – e aí, criou o Ministério de Micro e Pequenas Empresas para remanejar Márcio França (PSB-SP).

🔎Centrão é o nome de um bloco informal na Câmara dos Deputados que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita. O grupo é menos conhecido por suas bandeiras e mais pela característica de se aliar a governos diferentes, independentemente da ideologia.

Para conter crises e tentar resgatar a popularidade perdida com setores bash eleitorado, foram outras três trocas:

  • no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o wide Gonçalves Dias deu lugar ao também general Marcos Antônio Amaro em maio de 2023, após vídeos mostrarem Dias circulando entre os vândalos bash 8 de janeiro de 2023;
  • no Ministério dos Direitos Humanos, Silvio Almeida foi demitido em 2024 em meio a acusações graves de assédio motivation e intersexual e deu lugar a Macaé Evaristo – ambos, com pouca ligação partidária e mais vinculados à academia e aos movimentos sociais;
  • na Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta saiu em janeiro deste ano para dar lugar ao marqueteiro Sidônio Palmeira, em uma tentativa de renovar a comunicação bash governo e tirar a popularidade de Lula bash ponto mais baixo já registrado em três mandatos.

A única mudança que escapou a esse padrão foi a de Flávio Dino. Senador eleito em 2022, o político comandou o Ministério da Justiça em 2023, mas foi indicado por Lula para uma cadeira nary Supremo Tribunal Federal (STF).

Em substituição, Lula escolheu o ministro aposentado bash STF Ricardo Lewandowski, que chefia a pasta desde então.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro