7 meses atrás 17

Com taxa de 10%, Brasil pode ocupar outros mercados apesar do tarifaço

Trump impôs o mínimo de 10% para alguns países, como o Brasil, o que é bom, já que não teremos uma tarifa tão alta quanto os demais. O impacto é uma redução do PIB do mundo. E, no Brasil, podemos até sair ganhando, porque aqui se exporta muitos itens que os Estados Unidos também exportam.
Roberto Troster, economista

Brasil pode ocupar espaço de outros mercados. Segundo ele, isso quer dizer que, possivelmente, o país vai ocupar alguns espaços de outros mercados. "Na média, a medida é relativamente neutra para o Brasil, é ruim para os outros, e, no médio prazo, igualmente negativa para os Estados Unidos. Haverá mais inflação e menos crescimento. Há quem até antecipe que uma recessão possa acontecer ainda nesse primeiro semestre".

Tarifas devem gerar inflação e recessão. A recessão também consta na análise de Antonio Corrêa de Lacerda, professor doutor do Programa de pós-graduação em Economia da PUC-SP. "As tarifas impostas pelo Trump gerarão mais inflação, além de impacto negativo sobre a economia mundial. A história já demonstrou que o caminho do protecionismo leva à recessão, como ocorreu nos anos 1930".

Lacerda sinaliza que as medidas podem respingar na popularidade de Trump nos EUA. "O presidente terá dificuldade de sustentar no médio prazo que a elevação de tarifas será benéfica para os empregos e a renda dos norte-americanos. O provável é que será maléfica".

Decisões condizem com discurso protecionista de Trump. Já Renan Pieri, professor de economia da FGV- EAESP, chama a atenção para a tarifa de 25% para os automóveis e autopeças, que deve começar a incidir em maio. "Trump prometeu uma generalização da prática das tarifas de importação. A dúvida era com relação ao tamanho desse tarifaço, e se existiria realmente a tarifa de 25% para automóveis e autopeças. As decisões condizem com o discurso protecionista do presidente", ressalta Pieri.

Comércio internacional gera riqueza. Ele lembra que o comércio internacional promove riqueza entre os países, cada um produzindo o que faz melhor, desenvolvendo suas melhores competências, importando os demais produtos a um custo mais baixo. "Isso representa menor custo de vida, mais produtividade e mais produção. Portanto, se o mundo estiver no caminho mais protecionista, poderá ter menores oportunidades e, certamente, vai prejudicar mais os países em desenvolvimento".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro