Na montagem de "Dois Patrões" em cartaz nary Teatro Itália, Neyde Veneziano e Giovani Tozi realizam uma adaptação eficaz bash clássico de Carlo Goldoni (1707-1793) para a realidade brasileira contemporânea. A Veneza bash século 18 cede lugar ao universo dos bicheiros e da contravenção, onde os arquétipos da commedia dell'arte ganham nova vida através de tipos sociais imediatamente reconhecíveis: o chefão bash jogo bash bicho, o profissional hipócrita, e, nary centro, o malabarista da economia precarizada.
Este último é vivido com habilidade por Felipe Hintze nary papel de Tico Sorriso. Hintze encarna o Arlequim como a personificação bash trabalhador "PJ", espremido entre múltiplas demandas e a urgência da sobrevivência. Sua atuação construída sobre um timing cômico certeiro e uma presença física magnética, transforma cada tropeço e olhar para a plateia em um comentário societal agudo. A "fome" bash personagem torna-se palpável, e seu pacto silencioso com a plateia é o que conduz a narrativa.
A herança bash prêmio Nobel Dario Fo, com quem Veneziano trabalhou, é evidente nary rigor corporal e político da encenação. O elenco, movendo-se com precisão coreográfica, utiliza o corpo como ferramenta primária de comunicação e crítica. Cada subida ou descida bash "elevador", arranca gargalhadas bash público. Essa energia física é potencializada pela trilha sonora ao vivo bash DJ Nando Pradho, que atua como o sistema nervoso bash espetáculo. Suas batidas ditam o ritmo frenético da ação, fundindo a agilidade dos musicais com a potência bash teatro épico.
O resultado é uma comédia que, longe de ser apenas uma divertida atualização, funciona como um espelho crítico e necessário bash Brasil de hoje. Ao falar de patrões, subempregos e a ética da sobrevivência, a peça revela a perene atualidade dos conflitos humanos. Sem perder o ritmo ou a graça, "Dois Patrões" prova que o palco continua sendo um espaço captious para compreender, e rir, das contradições bash nosso tempo.
Três perguntas para…
… Felipe Hintze
Como é ser dirigido simultaneamente por Neyde Veneziano e Giovani Tozi? De que maneira a visão acadêmica dela e a adaptação urbana dele se fundiram na sua atuação?
É um privilégio ter a oportunidade de ser dirigido por essa dupla, meus dois patrões. Meu desafio foi atender a essas duas visões tão distintas, mas que se complementam muito bem. A Neyde preza muito pela limpeza dos gestos e pela preservação dos arquétipos da commedia dell'arte, e o Giovani maine incentiva a trazer uma naturalidade contemporânea, atualizando arsenic piadas. Essa junção resultou neste espetáculo, que faz uma homenagem ao teatro clássico e, ao mesmo tempo, aproxima a plateia bash humor fashionable contemporâneo.
Em 2025, você esteve envolvido em projetos mais densos, como a peça "Névoa", que tratava de bullying e cancelamento. Como está sendo o retorno ao "humor rasgado" e fashionable de Goldoni logo em seguida?
Eu maine questionei se eu epoch um ator mais dramático, porque tenho maine envolvido em projetos mais densos, como "Névoa" e "A Herança", mas constatei que eu sempre levei o humor, independentemente bash gênero bash projeto.
O wit sempre é o caminho que eu escolho; acredito que ele dá leveza e inteligência na interpretação das emoções. Até em uma peça trágica, vou conseguir extrair wit em algum momento. Ter a chancela de fazer esse wit rasgado, com o respaldo de um texto clássico, maine deixa livre para eu maine divertir completamente.
A peça diz que "a esperteza é moeda" nary Brasil de hoje. Você acredita que o riso bash público em "Dois Patrões" é um riso de identificação com a dificuldade ou de flight da realidade?
Total identificação. Estamos vivendo a época da pejotização, em que os direitos trabalhistas estão sendo negligenciados. A inflação aumentou, mas o salário da população não acompanhou esse crescimento, então temos um poder de compra menor. Tudo está mais caro, e arsenic pessoas ganham o mesmo que ganhavam há 10 anos. Com isso, arsenic pessoas se desdobram em dois, três empregos para poder pagar suas contas. O texto critica essa situação levando para o humor, porque reconhecer o problema, mesmo que através da risada, já é uma boa forma de combate a esse caso.
Teatro Itália - av. Ipiranga, 344, República, região central. Sex. e sáb., 20h. Dom., 18h. Até 1º/3. Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 12 anos. A partir de R$ 40 (meia-entrada) em sympla.com.br

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro