Comércio recua, apagão de dados nos EUA, balanços de Nubank e JBS
Share this via
Comércio recua 0,3% em setembro, com queda na maioria dos setores
O volume de vendas do varejo caiu 0,3% em setembro, na comparação com agosto, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE. A retração interrompe uma sequência de dois meses de variações positivas e atinge 6 dos 8 setores pesquisados na Pesquisa Mensal de Comércio.
Apesar do recuo no mês, o setor ainda registra alta de 0,8% em relação a setembro de 2024, o sexto avanço consecutivo na comparação anual. No acumulado de 2025, o varejo soma crescimento de 1,5%, enquanto nos últimos 12 meses, o avanço é de 2,1%, a menor taxa desde janeiro.
Entre os destaques positivos, o segmento de móveis e eletrodomésticos cresceu 7,5% na comparação anual. Também registraram desempenho positivo os setores de informática, artigos de uso pessoal, veículos, materiais de construção e atacado alimentício.
EUA: paralisação do governo termina, mas "apagão" de dados econômicos persiste
A mais longa paralisação do governo dos Estados Unidos finalmente chegou ao fim, mas os reflexos ainda serão sentidos por um bom tempo. Apesar da reabertura dos órgãos federais, muitas atividades seguem paralisadas ou com operação reduzida, incluindo a coleta e divulgação de estatísticas econômicas fundamentais.
A Casa Branca já reconheceu que alguns relatórios de outubro, como o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) e o payroll (criação de empregos), "provavelmente nunca serão divulgados". Isso aumenta a incerteza dos mercados, que dependem desses dados para avaliar a economia americana e calibrar expectativas em relação à política monetária do Federal Reserve.
Economistas alertam que a ausência de dados pode levar a um cenário de "voo às cegas" por parte dos investidores, com maior volatilidade nos ativos. O BLS, órgão responsável pelas estatísticas trabalhistas, ainda não atualizou seu calendário de publicações. Uma possibilidade é que os números de dois meses sejam consolidados em um único relatório futuro, mas isso ainda está em avaliação.
Nubank e JBS são os destaques dos balanços de hoje
Hoje, mais empresas divulgam seus resultados do terceiro trimestre. Os destaques do dia são Nubank e JBS.
No setor de alimentos e proteína animal, a JBS deve apresentar números positivos, impulsionados pelos segmentos de frango e suínos nos Estados Unidos e pela demanda global consistente.
Já no setor financeiro, o Nubank vem apresentando crescimento no lucro e na carteira de crédito, e a expectativa é de que continue nesse ritmo.
Entre as empresas de energia, Cemig e CPFL devem repetir seu padrão de estabilidade, com foco em operação eficiente e na distribuição de dividendos. Já a Light segue sob observação por conta de seu processo de reestruturação financeira e adaptação às novas regras do setor elétrico.
Construtoras e incorporadoras como Cyrela, Eztec e JHSF também apresentam seus números hoje, com as atenções voltadas ao ritmo de lançamentos e à demanda por imóveis em um contexto de crédito ainda caro. A Localiza deve manter o bom desempenho graças à demanda aquecida no setor de aluguel de veículos. A Yduqs, por sua vez, é acompanhada pelo avanço do ensino privado e possíveis reflexos no faturamento da companhia.
No segmento de seguros e saúde, o IRB será avaliado por sua capacidade de recuperação operacional, enquanto a Qualicorp deve refletir a dinâmica do mercado de planos de saúde.
Por fim, a Bradespar deve confirmar a expectativa de distribuição robusta de dividendos.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro