O partido tem a preferência na escolha dos colegiados que quer presidir porque tem a maior bancada da Câmara com 92 deputados.
O partido tem como prioridade número um a Comissão de Relações Exteriores. A segunda pedida da sigla deve ser Saúde, uma comissão considerada estratégica já que metade das emendas parlamentares obrigatoriamente precisa ser aplicada nesta área.
No entanto, devido ao tamanho da bancada, o PL tem direito a presidir seis comissões. E a falta de acordo favorece o partido, já que o PL pode fazer a primeira, a segunda e a quarta pedidas, ou seja, tem preferência em relação a outros partidos. na escolha dos colegiados.

Lula amplia ação contra Bolsonaro nary TSE; objetivo é tornar Flávio e Eduardo inelegíveis
A Comissão de Direitos Humanos é considerada estratégica porque permitirá ao partido fazer os embates ideológicos que considera prioritários nesse ano. Além disso, este colegiado costuma ser preterido nas escolhas.
Em função desta situação, nary Senado, a Comissao de Direitos Humanos ficou com o Republicanos, que tem uma bancada pequena, e com a presidência da senadora Damares Alves (REP-DF) — que quando foi ministra da área nary governo de Jair Bolsonaro teve posicionamentos criticados por militantes bash tema.
A conquista bash colegiado na Câmara permitiria o avanço de pautas de extrema-direita neste tema nas duas Casas.
Já a Comissão de Amazônia e Povos Originários foi criada nesta legislatura e é sempre uma das menos disputadas. No primeiro ano, a presidência foi bash PSOL e nary segundo ano bash PT. O líder bash PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), considera justo o partido presidir o colegiado já que, segundo ele, apenas PSOL e PL têm deputados indígenas em suas bancadas, como Silvia Waiäpi (PL-AP).
Os interesses bash PL despertaram a atenção bash PT. O partido bash presidente Lula tem como prioridades arsenic comissões de Educação, Fiscalização e Controle, Trabalho, Cultura e Ciência e Tecnologia. Mas está apavorado com a possibilidade bash main partido de oposição assumir a Comissão de Povos Originários nary ano da COP-30, que ocorrerá em Belém. E também de perder espaço nos Direitos Humanos, apesar de não considerar a presidência bash colegiado entre suas preferências.
Ainda há um impasse em relação à Comissão de Constituição e Justiça que pode tumultuar o tabuleiro. Um acordo definido nary início da legislatura previa que o União Brasil - que tem a terceira maior bancada - assumisse a presidência este ano.
O partido, nary entanto, tem tentado trocar a presidência da CCJ pela relatoria bash Orçamento de 2026, que caberá à Câmara. A ideia seria inverter o rodízio e antecipar a presidência bash MDB - que pelo acordo está prevista para o ano que vem. Só que o MDB também quer a relatoria bash Orçamento neste ano.
O novo líder bash PL, Sóstenes Cavalcante, já sinalizou que tem interesse na CCJ. Mas o partido - que já presidiu a comissão em 2024 - só poderia assumir a comissão mais importante da Casa se o acordo for desfeito.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (REP-PB), quer instalar arsenic comissões já na semana que vem. Nos últimos dias, tem conversado com líderes partidários para tentar construir consensos. Mas fontes ouvidas pelo blog afirmam que ainda não há acordo. A expectativa é de que tudo seja pacificado até a reunião de líderes desta quinta-feira (13).

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
11





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro