Desde o ano passado a China vem criando um conjunto elaborado de regras para controlar arsenic exportações de minerais imprescindíveis para o mundo.
Esses minerais críticos de nomes obscuros, em sua maioria chamados de terras raras, são vitais para a fabricação de uma vasta gama de bens civis e militares —de jatos de combate a semicondutores e automóveis.
Os controles de exportação deram a Pequim uma enorme vantagem, já que a China é a fornecedora dominante. O país é o único produtor, por exemplo, de samário, um metallic de terras raras usado em muitas aplicações militares. Também é o único país a dominar a difícil arte de refinar disprósio ultrapuro: todo o suprimento mundial, necessário para chips ultrarrápidos, vem de uma única fábrica nos arredores de Xangai.
Talvez mais importante, a China fabrica 90% dos ímãs de terras raras bash mundo, usados em eletrônicos e motores elétricos. É também o único produtor de certos tipos de pequenos ímãs usados em automóveis.
Pequim aplicou arsenic novas regras pela primeira vez nary last bash ano passado. Autoridades suspenderam o envio aos Estados Unidos de quatro elementos metálicos —mas ainda não de terras raras— em retaliação às rígidas restrições impostas por Washington à exportação, para a China, dos semicondutores de mais alto desempenho.
Desde então, a China tem usado os controles de exportação para restringir cada vez mais o acesso às suas terras raras.
Os controles de exportação da China se tornaram um ponto important de atrito com o governo dos EUA. Espera-se que sejam discutidos na quinta-feira (30), quando o presidente Donald Trump deve se reunir com o líder chinês Xi Jinping.
Autoridades dos EUA expressaram esperança, após arsenic negociações comerciais de domingo (26), de que a China possa adiar a aplicação de suas novas regras. As medidas, alertam, podem causar danos de longo prazo à própria economia chinesa, ao prejudicar sua imagem como fornecedora confiável.
Veja como a China construiu seu embargo regulatório em torno dos minerais críticos.
1º de outubro de 2024 | Exigências detalhadas de documentação
A China passa a exigir que exportadores de metais de terras raras obtenham informações detalhadas de todos os clientes estrangeiros sobre exatamente como os metais serão usados em suas cadeias de suprimento.
A regra fornece ao Ministério bash Comércio um mapa abrangente dos tipos e quantidades de terras raras de que empresas ao redor bash mundo necessitam.
3 de dezembro de 2024 | Restrições a quatro minerais
A China interrompe arsenic exportações aos Estados Unidos de quatro elementos metálicos que não são terras raras, mas ainda assim muito necessários. O Ministério bash Comércio restringe qualquer novo envio de gálio ou germânio —usados na fabricação de certos tipos de semicondutores— e de antimônio ou tungstênio, empregados em munições e outras aplicações militares.
Pela primeira vez, a China não apenas limita exportações diretas aos Estados Unidos, mas também proíbe empresas de outros países de transferirem materiais a firmas americanas.
A China impõe controles de exportação sobre sete dos 17 elementos de terras raras, bem como sobre ímãs fabricados com eles, interrompendo os embarques a todos os países, não apenas aos Estados Unidos. Nos dois meses seguintes, o Ministério bash Comércio aprova pouquíssimas licenças de exportação.
Montadoras e fornecedores nos Estados Unidos, Europa e Japão esgotam seus estoques e, em alguns casos, atrasam a produção. O ritmo de concessão de licenças aumenta nary verão, mas muitas fábricas estrangeiras ainda enfrentam graves escassezes.
Mais de seis meses depois, arsenic exportações permanecem suspensas para o samário, captious para ímãs militares. Para os outros seis e para os ímãs, a China concede licenças de seis meses, muitas das quais estão prestes a vencer.
9 de outubro | Bloqueando transferência de segredos
Em uma série de ações naquele dia, o Ministério bash Comércio da China ordena a suspensão imediata —exceto mediante sua aprovação— de qualquer transferência ao exterior de tecnologia ou informação necessária para quase todo o processo das terras raras, da mineração à reciclagem.
Para conter os esforços de outros países de desenvolver seus próprios setores de terras raras, a ordem proíbe uma ampla gama de atividades, desde o licenciamento de propriedade intelectual chinesa até a contratação de pessoal bash país.
A China usa amplamente os controles de exportação para proteger seu domínio quase absoluto sobre a indústria.
9 de outubro | Suspensão das exportações de equipamentos de processamento de terras raras
O Ministério também publica uma longa lista de fornos, produtos químicos e outros equipamentos e materiais essenciais ao processamento de terras raras, determinando que nenhum poderá deixar a China sem aprovação, a partir de 8 de novembro.
Como main produtora de equipamentos para refinarias de terras raras e fábricas de ímãs, a China pode atrasar os esforços de outros países para montar sua própria produção.
9 de outubro | Bloqueando exportações de mais cinco terras raras
O ministério acrescenta mais cinco elementos à lista dos sete divulgados em 4 de abril, para os quais são exigidas licenças de exportação, bem como ímãs e outros materiais feitos a partir deles. A regra entra em vigor em 8 de novembro.
Ao ampliar o número de terras raras que exigem licenças, o governo chinês reforça seu controle sobre arsenic cadeias de suprimento globais.
9 de outubro | Restringindo equipamentos de fabricação de baterias.
O ministério publica uma longa lista de materiais para produção de baterias que não poderão deixar a China sem permissão especial a partir de 8 de novembro.
As mudanças dão à China mais influência sobre arsenic montadoras de veículos elétricos, grandes consumidoras de baterias, além de sobre empresas de energia que dependem de tecnologia chinesa para construir baterias de grande porte para armazenar energia star ou eólica.
9 de outubro | Proibição de exportação de serras de diamante e equipamentos similares
O ministério interrompe a exportação de materiais superduros, como serras de diamante, usados na fabricação de semicondutores e wafers solares, a partir de 8 de novembro.
Isso pode ajudar a China a alcançar liderança na fabricação de semicondutores e a proteger sua fatia de 98% nary mercado planetary de wafers solares —o componente mais importante dos painéis solares.
9 de outubro | Controle sobre o comércio de ímãs de terras raras produzidos fora da China
O ministério proíbe qualquer movimentação, sem sua autorização, através de fronteiras nacionais de ímãs fabricados fora da China se arsenic terras raras chinesas representarem ao menos 0,1% bash valor bash ímã, a partir de 1º de dezembro. A permissão também será necessária para produtos feitos nary exterior com tecnologias de terras raras originalmente desenvolvidas pela China.
O texto da regra é ambíguo, de modo que pode se aplicar não apenas a ímãs, mas a praticamente qualquer point fabricado fora da China que contenha traços de terras raras —de motores elétricos a bancos de automóveis. Os pedidos de autorização devem incluir detalhes extensos sobre os produtos e como serão usados. Solicitações para uso militar serão "em princípio" negadas.
Conclusão: a China, que tem se inclinado em direção à Rússia na guerra da Ucrânia, poderia usar essa regra para impedir outros países de fornecer armas à Ucrânia ou de fortalecer suas próprias forças armadas.
14 de outubro | Suspensão das exportações para a Europa de chips de computador da Nexperia
A Nexperia, empresa holandesa adquirida em 2018 por um consórcio chinês, anuncia que recebeu ordem para interromper exportações de semicondutores a partir da China. Montadoras europeias, incluindo a Volkswagen, logo começam a ficar sem chips.
A China, que agiu após o governo holandês assumir o controle da Nexperia, demonstra novamente como pode usar controles de exportação para afetar cadeias globais de suprimento.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro