2 horas atrás 1

Como colocar Netflix na TV que não é smart? Veja opções

Como colocar a Netflix na TV que não é smart, pode ser um questionamento feito por usuários que utilizam televisões mais antigas que ainda funcionam bem. Mas é totalmente possível transformar a sua televisão em smart por meio de entradas HDMI, com o acesso a aparelhos como Chromecast, Fire TV Stick e TV Box ou usar consoles e notebooks para espelhar a tela.

Esses produtos permitem transformar sua televisão em smart para acessar o app e aproveitar o catálogo, além de recursos extras como biblioteca de jogos mobile, múltiplas telas, e downloads para assistir offline. A seguir, confira o guia completo com formas de colocar o serviço de streaming da Netflix sua TV que não é smart.

 Mariana Saguias/TechTudo Saiba maneiras de usar Netflix em TV que não é smart — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Neste guia do TechTudo, você vai encontrar:

  • O que é uma smart TV?
  • Como saber se a sua TV é compatível com a Netflix?
  • Como transformar sua TV em smart?
    • Netflix com Chromecast
    • Netflix com Fire TV Stick
    • Netflix com Roku Express
    • Netflix com Apple TV
    • Netflix com TV Box
  • Como usar Netflix em videogames?
  • Como assistir Netflix conectando o notebook via HDMI?
  • Cuidados ao utilizar produtos falsificados
  • Vale a pena assinar a Netflix?
  • Filmes e séries para assistir na Netflix

Uma smart TV é uma televisão com sistema operacional integrado e conexão à Internet, o que permite baixar e executar aplicativos de streaming e navegar em outras plataformas da web sem a necessidade de hardware externo. Ao contrário de uma TV comum, que só recebe sinais de antena ou entradas HDMI, ela costuma vir com apps pré-instalados, como Netflix, YouTube e Globoplay.

 Ana Letícia Loubak/TechTudo Smart TV é um TV com sistema operacional que permite acessar Internet e baixar apps — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Como saber se a sua TV é compatível com a Netflix?

Praticamente todas as smart TVs lançadas atualmente são compatíveis com a Netflix e até trazem um botão de atalho no controle remoto para acessá-la mais rapidamente. O serviço pode estar ausente, contudo, em modelos mais antigos, fabricados antes de 2015, cujos sistemas estão desatualizados e o suporte técnico foi encerrado. Confira as marcas de smart TVs e os modelos compatíveis com a Netflix:

  • Amazon Fire TV/Stick: Fire TV (1ª, 2ª e 3ª geração), Fire TV Cube (1ª e 2ª geração), Fire TV Stick (1ª, 2ª e 3ª geração), Fire TV Stick Basic Edition, Fire TV Stick Lite, Fire TV Stick 4K, Fire TV Stick 4K Max, Smart TV Fire TV 4-Series, Smart TV Fire TV Omni Series, Anker Nebular Soundbar Fire TV Edition e TCL Alto 8+ Soundbar Fire TV Edition.
  • Apple TV: Apple TV HD (4ª geração), Apple TV 4K (1ª geração), Apple TV 4K (2ª geração) e Apple TV 4K (3ª geração).
  • Chromecast: Chromecast, Chromecast Ultra, Chromecast com Google TV e Chromecast HD com Google TV.
  • Hisense
  • LG: TVs OLED, TVs LG ( a partir de 2017 ou mais recentes)
  • Panasonic: modelos de 2019 ou mais recentes
  • Philips
  • Roku TV/Stick: Roku 2 (4210X), Roku 3 (4200X, 4230X), Roku 4 (4400X), Roku Express (3700X, 3900X, 3930X), Roku Express+ (3710X, 3910X, 3931X), Roku Express 4K (3940X), Roku Express 4K+ (3941X), Roku Premiere (3920X, 4620X), Roku Premiere+ (3921X, 4630X), Roku Smart Soundbar (9100X), Roku Streambar (9102X), Roku Streambar Pro (9101X), Roku Streaming Stick (3500X, 3600X, 3800X), Roku Streaming Stick+ (3810X, 3811X), Roku Streaming Stick 4K (3820X), Roku Streaming Stick 4K+ (3821X), Roku Ultra (4640X, 4660X, 4670X), Roku Ultra (4800X) e Roku Ultra LT (4662X).
  • Samsung: TVs Ultra HD Samsung (alguns modelos de 2019 ou mais recentes)
  • Sharp
  • Sony
  • TCL
  • Vestel
  • Vizio: modelos de 2018 ou mais recentes
 Luiza M. Martins/TechTudo Instalando app da Netflix na TV LG — Foto: Luiza M. Martins/TechTudo

Como transformar sua TV em smart?

Basicamente, é possível transformar uma TV comum em smart de duas formas: conectando um dispositivo via HDMI (dongles ou TV Boxes) ou usando outro aparelho (notebook ou smartphone) para espelhar a tela. Vamos começar pela primeira opção, utilizando dispositivos de streaming com sistema próprio, loja de aplicativos, controle remoto e conexão Wi‑Fi:

O Chromecast é um dispositivo pequeno do Google que foi descontinuado em agosto de 2024, mas está presente em muitos lares brasileiros e ainda dá para usar a Netflix nele. Conecte o Chromecast na entrada HDMI da TV e à mesma rede Wi‑Fi do seu celular. Em seguida, baixe o app Google Home no celular para configurar o dispositivo e abra a Netflix, onde haverá um ícone de transmissão para reproduzir o conteúdo na TV.

 Caio Bersot/TechTudo Chromecast é acessível e torna smart qualquert TV — Foto: Caio Bersot/TechTudo
  • Netflix com Fire TV Stick

O Fire TV Stick da Amazon funciona de maneira semelhante ao Chromecast, via HDMI, com loja de aplicativos própria. Em modelos de última geração, há um botão no controle remoto já direcionado à Netflix. Caso não tenha essa opção, basta procurá-la entre os apps nativos do aparelho ou na Amazon Appstore. Vale mencionar que a Netflix já não está mais disponível nos aparelhos Fire TV Box (1ª Geração), Fire TV Stick (1ª Geração) e Fire TV Stick com Controle de Voz (1ª Geração), por questões de segurança.

 Reprodução/Amazon Fire TV Stick transforma TVs comum em smart TVs para assistir a Netflix e outros streamings — Foto: Reprodução/Amazon

O Roku Express é outro dispositivo HDMI com interface própria e loja de canais. Após conectá-lo à TV e configurar a rede Wi‑Fi, basta usar o botão exclusivo para Netflix. Assim como no modelo da Amazon, ele direciona diretamente para a página principal da plataforma, onde é necessário inserir suas credenciais de acesso para liberar o catálogo de conteúdo.

 Divulgação/Roku Roku Streaming Stick deve substituir linha Express — Foto: Divulgação/Roku

Na Apple TV, o set‑top box da marca, é possível reproduzir conteúdo via tvOS, uma versão modificada do iOS feita para telas grandes e com App Store dedicada. Depois de conectar e configurar a Apple TV, abra a loja de aplicativos, baixe a Netflix e entre com sua conta. O aparelho ainda oferece integração com outros dispositivos Apple e suporte ao AirPlay, facilitando o espelhamento e o controle.

 Divulgação/Apple Apple TV 4K é o set‑top box da Apple com versão modificada do iOS feita para telas grandes — Foto: Divulgação/Apple

A TV Box é um aparelho que converte TVs comuns em smarts, rodando Android TV ou versões modificadas do Android. Fabricada por diferentes empresas homologadas pela Anatel, como Xiaomi e Intelbras, ela deve ser conectada ao HDMI e configurada na rede Wi‑Fi. Em seguida, basta instalar o app da Netflix pela Google Play Store, abri-lo e inserir sua login e senha.

 Divulgação/Xiaomi Mi Box S é a central de mídia da Xiaomi que transforma sua TV em Smart TV — Foto: Divulgação/Xiaomi

Como usar Netflix em videogames?

Consoles da PlayStation e Xbox também permitem transformar sua televisão em smart e assistir à Netflix em 1080p ou 4K Ultra HD, dependendo do modelo. Essa opção está disponível na seção "Mídia" do PlayStation 5 (PS5); em "TV e Vídeo" no PlayStation 4 (PS4); e em "Serviços de TV/Vídeo" no PlayStation 3 (PS3). Já no Xbox Series X, Xbox Series S ou Xbox One, você encontra a Netflix na Microsoft Store ao rolar para a direita na tela "Início".

 Reprodução/Luiza M. Martins É possível assistir Netflix pelo console PlayStation ou Xbox — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Como assistir Netflix conectando o notebook via HDMI?

É possível espelhar a tela do notebook ou estender a área de trabalho para a TV usando um cabo HDMI. Isso só vai projetar a imagem e o som na televisão, então também é necessário abrir o navegador ou o app da Netflix no computador e reproduzir o vídeo desejado. Caso haja interferências na transmissão, verifique a integridade do cabo ou possíveis falhas de contato na entrada HDMI da TV. Veja o passo a passo:

  1. Conecte o cabo entre notebook e TV;
  2. Ligue a TV e selecione a entrada correta no televisor;
  3. No notebook, pressione as teclas Windows + P;
  4. Escolha "Duplicar" ou "Segunda tela somente" para projetar a tela na TV;
  5. Abra a Netflix no navegador ou no app para Windows e comece a assistir.
 Reprodução/Róbson Martins Como espelhar tela do notebook na TV — Foto: Reprodução/Róbson Martins

Quer saber mais sobre Netflix?

Cuidados ao utilizar produtos falsificados

Além de travamentos e riscos legais, TV Boxes e dongles falsificados ou de procedência duvidosa podem prometer transformar sua TV em smart, mas aumentam a vulnerabilidade do usuário. Na maioria das vezes, eles vêm com softwares desatualizados, o que pode abrir brechas para que grupos criminosos acessem informações confidenciais armazenadas na rede Wi‑Fi de casa. Opte sempre por modelos homologados pela Anatel e, portanto, legalizados no país.

 Arte/TechTudo Evite TV Box piratas e mantenha seus dados seguros — Foto: Arte/TechTudo

Vale a pena assinar a Netflix?

A Netflix é atualmente o serviço de streaming mais versátil no Brasil. Se você valoriza um catálogo variado, com produções estrangeiras e nacionais, vale a pena assinar para ter acesso a séries, filmes, documentários, doramas e animes. Embora clássicos e originais permaneçam, o catálogo muda com frequência, com novas produções sendo adicionadas e outras removidas semanalmente.

A plataforma conta com interface intuitiva, mesmo para quem não tem familiaridade com tecnologia. Combinada ao algoritmo inteligente, ela oferece recomendações personalizadas. A divisão em categorias facilita a navegação por diferentes gêneros com apenas alguns comandos. Em dispositivos como o Fire TV Stick, é possível até buscar títulos por comando de voz.

O plano mais barato custa R$ 20,90/mês, com anúncios Full HD e até duas telas simultâneas. O serviço também faz parte do pacote Meli+ Mega do Mercado Livre, junto com HBO Max, Apple TV+ e Disney+, por R$ 39,90/mês por dois meses e, depois, por R$ 74,90/mês. Há ainda combos de operadoras de telefonia e internet, como Vivo, TIM, Claro e Brisanet, com disponibilidade conforme região. Então, sim, vale a pena assinar.

 Mariana Saguias/TechTudo Saiba se vale a pena assinar a Netflix — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Filmes e séries para assistir na Netflix

Depois de transformar sua TV em smart, comece por títulos populares. Sugestões incluem séries originais como Stranger Things (2016), The Witcher (2019), Bridgerton (2020), Wandinha (2022) e Os Donos do Jogo (2025). Há ainda filmes e documentários como Guerreiras do K-pop (2025), Wild Wild Country (2018) e O Golpista do Tinder (2022). Quanto a animes e doramas, vale maratonar Demon Slayer (2019), Dandadan (2024), Meus Clientes Fantasmas (2025) e mais.

Além disso, a Netflix também oferece aos assinantes acesso a jogos mobile para baixar nas lojas de aplicativos de Android e iPhone (iOS), sem custo adicional. A lista inclui clássicos como GTA: San Andreas, Snake.io, Sonic Mania Plus e Bloons TD 6, bem como títulos indie: Moonlighter, Dead Cells, Twelve Minutes.

 Divulgação/Netflix 5ª temporada de Stranger Things é uma das grandes estreias da Netflix em novembro — Foto: Divulgação/Netflix

📽️ Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro