As alterações provocadas pelo calor podem tornar as rochas mais quebradiças e propensas a fraturas. Já as mudanças na precipitação e no derretimento de neve podem alterar a pressão nos limites das placas tectônicas. "Embora esses fatores possam não ser os principais causadores de terremotos, eles ainda podem estar desempenhando um papel [na formação dos terremotos]", disse Saldanha.
Para identificar a relação entre o Sol e os terremotos, os cientistas combinaram métodos matemáticos e sistemas computacionais. Eles analisaram dados de terremotos junto a registros de atividade solar e temperaturas de superfície na Terra. Ao incluir a variável da temperatura da superfície da Terra no modelo utilizado, os especialistas observaram que o resultado se tornou mais preciso, especialmente para cenários de terremotos superficiais (que ocorrem entre 0 e 70 km de profundidade).
O resultado do estudo pode auxiliar na previsão de terremotos. Segundo os especialistas, caso a temperatura atmosférica da superfície seja considerada uma variável independente com potencial de afetar a incidência do fenômeno na Terra, é possível que os cientistas consigam antever quando os tremores ocorrerão com maior assertividade. "Esperamos que nosso estudo lance alguma luz sobre o quadro geral do que desencadeia terremotos", disse Saldanha.
A pesquisa atual é baseada em um estudo anterior do mesmo grupo, publicado em 2022. À época, os especialistas descreveram a relação entre a quantidade de manchas solares, que seriam um marco indicativo da atividade do Sol, e a frequência de terremotos.
Tremores ou vibrações da superfície da crosta terrestre, com diferentes intensidades e variadas dimensões, atingem a Terra há bilhões de anos. No entanto, somente com a invenção dos sismógrafos —aparelhos capazes de registrar as ondas sísmicas ou sismos (movimentos súbitos ou tremores na Terra) —, os cientistas conseguiram mapear seus epicentros.
Há três causas principais para a ocorrência de terremotos. São elas: desabamentos, que ocorrem por dissolução e deslizamento das massas rochosas e são causados pela força da gravidade, ocorrendo em regiões suscetíveis de dissolução dos terrenos; vulcanismo, quando há terremotos em regiões vulcânicas produzidos por explosões internas, decorrentes do escape repentino de gases sob fortes pressões; e tectonismo, responsável pela incidência dos terremotos mais importantes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
46
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/v/q/AMgMj7SnibWCfVF5gveA/captura-de-tela-2024-12-19-210639.png)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro