1 hora atrás 1

Como foi a tática que impediu o TikTok, app chinês, de ser banido dos EUA

TikTok EUA continuará funcionando e "conversando" com o TikTok global. A mudança é que os dados dos 200 milhões de usuários americanos serão armazenados nos EUA e a companhia terá autoridade sobre moderação de conteúdo e políticas de segurança. O algoritmo do TikTok continuará na mão da ByteDance (dona do TikTok global), que vai licenciá-lo para a companhia americana.

CEO será Adam Presser, que já tinha sido chefe de operações do TikTok. Shou Chew, então presidente do TikTok, passará a fazer parte do conselho de administração da empresa.

Como assim TikTok proibido nos EUA?

Acordo marca fim da incerteza do aplicativo nos EUA. Uma lei de 2024, assinada pelo presidente Joe Biden e ratificada pela Suprema Corte, determinava que a empresa fosse vendida para investidores de um país que não seja um "adversário". Caso operação não ocorresse, TikTok teria de ser banido do país. A legislação foi criada como medida de "segurança nacional". Havia medo de que a China usasse a plataforma contra os cidadãos do pais.

TikTok chegou a sair do ar rapidamente em janeiro de 2025, mas ordens de Trump permitiram acesso à rede. O então presidente recém-eleito emitiu uma série de ordens executivas para manter o funcionamento do TikTok até a conclusão do negócio, anunciado em 22 de janeiro de 2026.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro