Como formatar o celular Xiaomi é uma dúvida comum entre os usuários da marca. O procedimento pode ter propósitos variados, como “zerar” o telefone antes de uma venda ou deixá-lo como novo para recuperar a fluidez no uso, evitando travamento. Por sorte, existem diversas formas de realizar a formatação. Um deles, é por meio dos botões laterais, para o “soft reset”, ou pelas configurações internas, que apagam todos os dados salvos no aparelho. Além disso, é possível fazer o processo com a tela do dispositivo bloqueada, usando o botão de liga/desliga. Nas linhas a seguir, saiba tudo sobre a formatação do Xiaomi.
Como formatar o celular Xiaomi? veja o passo a passo — Foto: Reprodução/Mercado Livre Por que formatar o celular Xiaomi?
Existem diversas razões que podem levar à necessidade de formatar um celular Xiaomi. Antes de vendê-lo, por exemplo, o mais indicado é redefinir o aparelho para as configurações de fábrica, evitando que terceiros acessem seus arquivos e informações pessoais. Com isso, ele chegará a outro dono como se estivesse “novo”. Outro ponto é para tornar o uso mais fluido, já que o telefone pode ficar mais lento e sobrecarregado com o tempo. Vale destacar, contudo, que você precisa realizar o processo de backup antes do procedimento, a fim de não perder informações de login, fotos, vídeos, documentos, entre outros dados.
Processo de formatação é importante para quem vai vender o aparelho Xiaomi — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Fazer backup antes de formatar
Existem duas maneiras de fazer backup em um dispositivo: usando a conta do Google ou o próprio sistema da marca, o Mi Cloud. Para o backup através da conta do Google, basta acessar as configurações do aparelho e tocar em “Google”. Depois, selecione “Backup” e habilite a opção. Agora, basta tocar em “Fazer backup agora” para dar início ao procedimento. Apesar de fácil, é importante ter ideia de que o processo pode levar horas, dependendo da quantidade de dados armazenados no celular.
O backup pela Mi Cloud, o serviço de armazenamento da Xiaomi, também pode ser acessado pelas configurações do dispositivo. Depois disso, entre em “Conta Mi”, ao final da página, e selecione a opção “Xiaomi Cloud”. Clique no botão “Sincronizar” para dar início ao processo que salva suas fotos, vídeos, contatos, mensagens e outras informações.
Antes do procedimento de formatação é importante realizar o backup — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Como formatar o celular Xiaomi?
1. Formatar pelas configurações
A formatação pelas configurações é a mais radical e faz a redefinição do telefone para as configurações de fábrica. Após fazer o backup, o procedimento pode ser realizado acessando Configurações e Sobre o telefone (ou, em alguns casos, Configurações adicionais). Em seguida, toque em Redefinição de fábrica e Apagar todos os dados, na parte inferior da tela. Digite sua senha ou PIN para fazer a confirmação e pressione novamente Redefinição de fábrica. Selecione Avançar, aguarde alguns segundos, e toque em Ok. Depois de alguns minutos, o aparelho será reiniciado e você poderá configurá-lo do zero.
Xiaomi pode ser formatado por meio das configurações do aparelho — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 2. Usando os botões laterais
A formatação pelos botões laterais é considerada um “soft reset”, ou seja, uma reinicialização suave que resolve problemas de lentidão, travamento, conectividade e mau funcionamento dos sensores, por exemplo. Esse procedimento normalmente não apaga os dados e arquivos salvos no telefone. Para fazer, localize o botão de liga/desliga e pressione-o até que o menu de energia apareça na tela – em alguns casos, ele pode demorar para surgir, mas é necessário continuar segurando o botão por alguns segundos. Depois, selecione a opção Reiniciar e aguarde a conclusão do processo.
Xiaomi pode ser formatado através dos botões laterais — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 3. Como formatar o celular Xiaomi quando ele estiver bloqueado
Caso você tenha esquecido a senha do seu Xiaomi, também é possível fazer a formatação do celular com a tela bloqueada – contudo, vale destacar que se o backup não estiver ativado, você não terá a possibilidade de salvar seus dados. O processo, chamado Modo de Recuperação, pode ser realizado através do botão liga/desliga do aparelho. Ele deve ser pressionado até que o menu de energia apareça na tela e, então, é necessário tocar na opção “Desligar”. Após o desligamento, continue pressionando o botão liga/desliga e o de aumentar volume simultaneamente. Quando o logotipo da marca surgir na tela, solte o botão de liga/desliga, mas continue segurando a opção de aumentar volume.
Depois de algum tempo, você terá acesso à tela do Modo de Recuperação; com os botões de volume, navegue até a opção “Limpar dados” e “Confirmar”. Você receberá um aviso quando o processo for concluído e deverá tocar em “Voltar ao menu principal” para reiniciar o aparelho. Após essas etapas, a redefinição do smartphone será concluída com sucesso.
Épossível formatar o Xiaomi com a tela do aparelho bloqueada — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Veja também: 3 iPhones que podem ser DESCONTINUADOS em 2025!
3 iPhones que podem ser DESCONTINUADOS em 2025!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
17
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/w/JnVPxSSPWwJHZ27YtF5g/pexels-sergey-meshkov-8481931.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/e/e/jvJ54rTVubHzLoYABbtQ/huru-on-desktop-web.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro