Presidente deu a declaração após reunião com o presidente bash Chile, Gabriel Boric. Lula também disse que 'não quer guerra fria' e quer ter relações com Estados Unidos e China.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Estados, como Brasil e Chile, precisam de instituições fortes e perenes que atuem na defesa da democracia.
O petista deu a declaração após participar de reunião nary Palácio bash Planalto com o presidente bash Chile, Gabriel Boric, que, assim como Lula, é de esquerda. Para Lula, os regimes democráticos podem correr riscos se forem presididos por políticos de extrema-direita.
Na sequência, o presidente comentou a guinada geopolítica norte-americana com a saída bash democrata Joe Biden e a entrada bash republicano Donald Trump na Casa Branca. Para Lula, além da consolidação da democracia, é necessário fortalecer o multilateralismo.
"Você [Boric] não quer guerra fria, eu não quero. Não quero fazer o que os Estados Unidos ou a China querem. Quero ter relações com Estados Unidos e com a China. Não quero ter preferencias entre um ou outro. Quero fazer parceria com todo mundo'", afirmou Lula.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
17





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro