8 meses atrás 10

Como uma pequena cidade de MS virou uma estrela global da celulose

Continua após a publicidade

Mesmo com o prejuízo anual, o crescimento da produção e das vendas numa conjuntura de baixos estoques de celulose no mundo fez a ação da Suzano avançar cerca de 2,60% no pregão desta quinta, após a divulgação de resultados.

Eucalipto cresce mais rápido no leste de MS

A entrada de Ribas do Rio Pardo na celulose é parte de um fenômeno maior, que foi a transformação nas últimas duas décadas do leste do Estado.

Neste período, Três Lagoas (MS), que é o berço político da ministra Simone Tebet (Planejamento, MDB), passou a abrigar três grandes plantas de celulose - duas da própria Suzano e uma da Eldorado (objeto de disputa societária entre a J&F e a Paper Excellence).

O leste de MS ofereceu uma mistura de terras a preço baixo, graças a substituição de pastagens degradadas de pecuária extensiva por florestas, com condições favoráveis ao crescimento de eucalipto. No Estado, o eucalipto leva entre 6 e 7 anos desde o plantio e até o corte destinado à indústria.

Isso é uma vantagem comparativa importante porque em outros grandes produtores internacionais o ciclo é mais longo: na Austrália, país de origem da planta, é de 10 a 15 anos, e na África do Sul, de 7 a 10 anos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro