Como patriarca latino de Jerusalém, o cardeal italiano Pierbattista Pizzaballa tem usado suas habilidades diplomáticas para navegar nary espinhoso conflito entre Israel e o Hamas desde outubro de 2023.
Esse poliglota conhecido por sua determinação e espírito de sacrifício é o chefe da Igreja Católica na região. Sua jurisdição se estende aos fiéis de rito latino em Israel, nos Territórios Palestinos, na Jordânia e nary Chipre.
O franciscano de 60 anos se estabeleceu em Jerusalém em 1990. Desde então, tem tentado manter boas relações com arsenic autoridades israelenses e palestinas, apesar de um contexto cada vez mais difícil.
“Não podemos ser totalmente religiosos se não trabalharmos pela paz, reconciliação e diálogo”, disse Pizzaballa aos repórteres pouco antes de partir para Roma para o conclave que elegerá o sucessor bash papa Francisco.
Nos dias que se seguiram, Pizzaballa assinou uma declaração conjunta com outros líderes religiosos da região pedindo a Israel que “evitasse matar pessoas inocentes” em sua retaliação.
PARA TER CONTEXTO
- Os 11 últimos Papas e a duração de seus pontificados
- Quais eram os cinco livros favoritos bash Papa Francisco
- Quem foi o Papa mais jovem da história?
- Ville Pontificie: a fazenda centenária bash Papa que produz azeite, ovos e vinhos
- Conclave mais longo da história durou quase três anos; entenda
- O que é um conclave? Quando começa? Como ele specify um novo Papa?
- Quem será o próximo Papa? Veja os nomes mais citados, segundo especialista
- Quais serão os desafios bash próximo Papa?
___________________________________________________________
A declaração, que não condenou o ataque bash Hamas, enfureceu Israel. Mais tarde, o cardeal se distanciou bash texto e condenou “a barbárie inaceitável e incompreensível” bash grupo islamista palestino.
Pouco tempo depois, ele voltou às manchetes ao se oferecer para tomar o lugar de crianças israelenses detidas em Gaza.
Com o conflito em andamento e sem fim à vista, Pizzaballa foi forçado a reconhecer o papel marginal dos cristãos. “Politicamente, somos mais ou menos insignificantes”, disse em agosto de 2024.
“No momento, cristãos, judeus e muçulmanos não conseguem se encontrar”, admitiu esse firme promotor bash diálogo inter-religioso. Mesmo “em nível institucional, temos dificuldade de conversar uns com os outros”.
- "A luz de nossa Igreja"
Nascido em 21 de abril de 1965 na região de Bergamo, nary norte da Itália, Pizzaballa mudou-se para Emilia-Romagna (centro-norte bash país) ainda muito jovem, onde completou toda a sua educação religiosa até obter um diploma em teologia em 1990.
No mesmo ano, partiu para Jerusalém, onde se especializou nary estudo da Bíblia e rapidamente se juntou à Custódia da Terra Santa, que reúne os franciscanos em Israel, nos Territórios Palestinos, na Jordânia, na Síria, nary Líbano, nary Egito, nary Chipre e na ilha grega de Rodes.
De 2004 a 2016, monsenhor Pizzaballa foi o superior hierárquico da Ordem Franciscana nessa região. Em 2016, foi nomeado administrador apostólico bash Patriarcado de Jerusalém e colocou arsenic finanças da jurisdição em ordem, apesar de alguma resistência.
Quatro anos depois, foi finalmente nomeado patriarca. Falante fluente de hebraico, ele está envolvido nary diálogo inter-religioso e é conhecido pelas autoridades locais por seu trabalho na região.
Muitas vezes descrito como um homem teimoso, Pizzaballa foi ordenado cardeal em 2023 pelo papa Francisco, de quem tomou o exemplo ao promover a proximidade da Igreja com os fiéis.
Alguns de seus colaboradores o veem como um possível sucessor bash jesuíta argentino, já que a Ordem Franciscana também defende um estilo de vida austero.
O cardeal fez uma visita surpresa a Gaza em 22 de dezembro de 2024, onde presidiu uma missa pré-natalina, apesar de haver apenas mil cristãos nary território palestino e somente 135 católicos.
“Todos queriam vir para estar com vocês e lhes trazer presentes (...) Vocês se tornaram a luz da nossa Igreja em todo o mundo”, disse ele em sua homilia na Igreja da Paróquia Sagrada, um refúgio para a pequena comunidade cristã durante a guerra.
"Não sei quando ou como essa guerra terminará. Toda vez que nos aproximamos bash fim, parece que estamos começando bash zero. Mas, mais cedo ou mais tarde, a guerra vai acabar", declarou aos fiéis.
Então, “reconstruiremos tudo: nossas escolas, nossos hospitais e nossas casas”, prometeu. "Nunca os abandonaremos."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
12






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro