6 meses atrás 9

Conclave para escolher próximo Papa pode demorar, diz professor de antropologia

Ele explica que o motivo é que este Conclave "é o menos europeu da História contemporânea da Igreja Católica" e que os cardeais "são muito diversos", diferentemente do que aconteceu na década de 1970, quando João Paulo II foi escolhido papa, e que, além disso, vão se encontrar pela primeira vez agora no Conclave.

"Naquele momento, o colégio era de maioria europeu e se encontrava o tempo todo. Agora, o quadro é outro. Os cardeais são muito diversos, de países diferentes e com trajetórias diferentes. O Colégio Cardinalício vai se encontrar pela primeira vez, ou vai ser uma das primeiras vezes, agora no Conclave. Sequer os cardeais sabem para onde os ventos dessa política [da Igreja] e quem são os atores mais importantes nesse momento que vão se estabelecer a partir desse encontro."

A possibilidade de demora para a escolha do Papa se dá, segundo ele, porque os cardeais "vão ter que se encontrar, se conhecer e, aí, sentir para onde os ventos da Igreja Católica vão soprar nos próximos anos."

Por outro lado, o Conclave que escolheu Papa Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. As eleições dos últimos 100 anos foram resolvidas rapidamente.

Pelas regras atuais do Vaticano, o Conclave deve começar entre 15 e 20 dias após a morte do papa. Sendo assim, na teoria, é estimado que a votação comece entre os dias 6 e 11 de maio.

Cardeais já foram convocados para o Conclave

Cardeais já foram convocados para o Conclave

No entanto, apenas os cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição. Atualmente, 135 se enquadram nesse critério — entre eles, sete brasileiros.

O início do Conclave depende da presença desses cardeais eleitores no Vaticano. A exceção são para os religiosos que estejam impedidos de comparecer por motivos graves, como problemas de saúde.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro