8 meses atrás 53

Conheça Claude 4, IA que promete ser a melhor em programação no mundo

A Anthropic, dona do chatbot Claude.AI, apresentou dois novos modelos novos da inteligência artificial nesta quinta-feira (22). Um deles é o Claude Opus 4, que promete ser o melhor modelo de codificação do mundo, voltado para tarefas complexas e de longa duração, além de oferecer diversos fluxos de trabalho de agentes. O outro é o Claude Sonnet 4, uma atualização do Claude Sonnet 3.7, que se destaca por ter melhores capacidades de codificação e processamento, além de responder às instruções com mais precisão do que sua versão anterior. Nas linhas abaixo, saiba mais sobre as novidades e o motivo de a ferramenta ser interessante para programadores.

 Divulgação/Anthropic Claude 4: novo modelos de IA da Anthropic — Foto: Divulgação/Anthropic
 Reprodução/Thaisi Carvalho Anthropic anuncia Claude 4: conheça a novidade — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

Claude.AI é o chatbot de inteligência artificial (IA) da Anthropic. A ferramenta se destaca por ter raciocínio avançado, conseguir produzir imagens e textos, criar sites, analisar documentos extensos e gerar percepções próprias. A família de modelos possui três opções. O Claude Sonnet, que combina desempenho e velocidade, é voltado para tarefas de alto rendimento. Por outro lado, o Claude Opus é o modelo de mais alto desempenho da empresa, capaz de lidar com análises complexas, tarefas matemáticas e de codificação. Por fim, o modelo Haiku é a versão mais rápida e útil para executar ações leves.

Quais são as melhorias do Claude 4?

Segundo a Anthropic, o Claude Opus 4 é o modelo mais poderoso da empresa até o momento e promete ser a melhor IA de codificação do mundo. A ferramenta teve melhorias na flexibilidade de raciocínio, profundidade e velocidade das respostas e continuidade da memória. Por conta disso, o Claude Opus 4 é indicado para tarefas complexas e de longa duração, que exigem esforço e milhares de etapas, além de conseguir trabalhar por várias horas, o que é algo superior aos seus antecessores, os modelos Sonnet.

Outra melhoria do Claude Opus 4 é que ele supera todos os modelos anteriores no quesito capacidade de memória. Por exemplo, se os desenvolvedores criam aplicativos que dão ao Claude acesso a arquivos, o modelo pode criar "arquivos de memória" para armazenar informações importantes. A Anthropic também explica que os modelos Claude 4 agora possuem resumos de pensamento que podem condensar processos de pensamento longos quando for necessário.

Por outro lado, o Claude Sonnet 4 traz melhorias em todos os principais recursos de seu antecessor, o Sonnet 3.7. Assim, as atualizações recebidas fazem com que ele se destaque em codificação e equilibre desempenho e eficiência. Trata-se de um modelo inferior ao Opus 4, porém, ele consegue oferecer uma combinação de capacidade e praticidade.

O Claude Code está gratuito

A Anthropic também anunciou que o Claude Code, ferramenta de codificação que pode ajudar desenvolvedores, agora está disponível para o público gratuitamente. A empresa explicou ter recebido retornos positivos durante a prévia de pesquisa e, por isso, decidiu ampliar a maneira como os desenvolvedores podem colaborar com o Claude. Assim, o Claude Code agora oferece suporte a tarefas em segundo plano por meio do GitHub Actions e integrações nativas com o VS Code e o JetBrains.

O Claude 4 está disponível?

Sim. O modelo Claude Opus 4 está disponível para os assinantes dos planos Pro, Max, Team e Enterprise. Porém, o modelo Claude Sonnet 4 está acessível para todos os usuários. Além disso, os dois modelos estão disponíveis na API da Anthropic, no Amazon Bedrock e no Vertex AI do Google Cloud.

Veja Também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

 saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro