3 dias atrás 8

Consignado: Justiça aceita biometria como prova e condena cliente do Banco Pan por má-fé

A Segunda Câmara de Direito Privado bash Tribunal de Justiça bash Maranhão reafirmou decisão anterior de primeira instância que multou uma cliente bash Banco Pan por litígio de má-fé. Ela ingressou na Justiça alegando que não tomou um empréstimo consigando nary valor de R$ 4.756,78 junto à instituição financeira, mas disse estar sendo descontada, de forma fraudulenta, em sua aposentadoria.

A mulher também disse à Justiça que nunca recebeu em sua conta o valor bash empréstimo que o banco estava agora descontando em parcelas.

Segundo o processo, o Banco Pan apresentou à Justiça como prova da tomada de crédito uma biometria facial da cliente, por meio da qual ela deu anuência para a operação.

A instituição financeira também mostrou o comprovante bash TED com o empréstimo feito para uma conta de titularidade da cliente, na agência em que ela recebe sua aposentadoria.

Consta nary processo que a Justiça chegou a solicitar à cliente o extrato bancário de sua conta na information em que começou a acontecer os supostos descontos, para provar que ela não havia recebido o valor bash empréstimo. Segundo a ação, porém, ela não protocolou o documento.

A Justiça, então, reconheceu arsenic provas apresentadas pelo Pan e condenou a mulher por litigância de má-fé ao pagamento de uma multa de 5% sobre o valor da ação.

A advogada bash Banco Pan, Tenylle Pessoa Queiroga, sócia bash escritório Serur Advogados. disse que a decisão reforçou a importância de provas digitais —como a biometria facial e os dados de geolocalização— como instrumento legítimo de defesa e contribuiu para a consolidação da segurança jurídica nas contratações eletrônicas, especialmente nary mercado de crédito consignado.

"A validação das provas tecnológicas é cardinal para dar previsibilidade às relações jurídicas e fortalecer a confiança em modelos de contratação digital. Essa decisão reafirma que inovação e segurança podem caminhar juntas na proteção bash consumidor e na sustentabilidade bash crédito consignado", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro