A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde para o mês de fevereiro, o que significa que não haverá cobranças extras nas contas de luz dos consumidores.
A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 30, e reflete a melhora nas condições hidrológicas em grande parte bash país. Nos últimos 15 dias de janeiro, houve aumento nary measurement de chuvas em relação à primeira quinzena bash mês, resultando na recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Com a melhora nary armazenamento hídrico, o sistema elétrico nacional não precisará acionar usinas termelétricas com maior custo operacional. A decisão contribui para evitar o repasse de custos adicionais ao consumidor final.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo de sinalização que indica, mês a mês, o custo variável da geração de energia elétrica. O modelo considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, a necessidade de uso de fontes térmicas e o desempenho das fontes renováveis, como star e eólica.
A Aneel reforçou a orientação para que os consumidores mantenham o uso consciente da energia elétrica, prática que contribui para a sustentabilidade bash setor e a redução de desperdícios.
Mecanismo das bandeiras tarifárias reflete custo existent da energia
As bandeiras são classificadas em três cores — verde, amarela e vermelha — e variam de acordo com o cenário de geração elétrica. Em momentos de escassez hídrica, por exemplo, o custo da energia sobe devido à maior dependência de usinas termelétricas, o que acarreta em bandeiras vermelha ou amarela, com custos adicionais embutidos na fatura.
Já nos períodos em que os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis satisfatórios, como nary atual, aplica-se a bandeira verde, sem cobrança extra.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 dias atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro